quarta-feira, 5 de julho de 2017


Você é Meu Parente

 

O primo José Marcelo Grillo (a rede de parentes é vasta: Gava, Perim, Grillo, Costalonga, Dan, Dalvi, Dardengo – é o que dizia minha mãe; existe aqui um livro da árvore genealógica de Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, mas não é necessário esmiuçar) escreveu Anauê! (A apaixonante saga integralista numa colônia de imigrantes italianos), Cachoeiro do Itapemirim, edição do autor, s/d (provavelmente em torno de 1995).

BURARAMA (antiga Floresta: como já existia lugar com este nome, ele foi mudado e alguém muito esperto escolheu o atual, que – fui pesquisar – foi tirado do tupi, significando Muitas Árvores, que dizer, floresta)

Resultado de imagem para CACHOEIRO no espirito santo mapa
Cachoeiro fica no centro da região sul do estado do ES.
Resultado de imagem para burarama mapa
O distrito.
Resultado de imagem para burarama
O Patrimônio não cresceu quase nada durante 70 anos, melhor assim.
Resultado de imagem para burarama
A Ema que marca o distrito.

Anauê, que eu pensava ser saudação nazista, é na realidade tirada da língua indígena, significando Você é Meu Parente (página 185), uma linda declaração, e lá podemos dizer isso, porque quase todos são nossos parentes (espero voltar para lá).

AUTOR.
LIVRO.
Resultado de imagem para josé marcelo grillo
José Marcelo Grillo, capixaba, 1957.
https://d1pkzhm5uq4mnt.cloudfront.net/imagens/capas/_3e083b01570f5079fab25618c78d4562f8228cdc.jpg

De 1.000 exemplares que imprimiu, tenho esse que li (demorei muito porque queria ler emocionado e não por obrigação), com dedicatória e tudo: tem 437 páginas e é grande livro no sentido de bem elaborado, porque ele começa de Carolina, Alfredo Chaves, onde nasceu meu pai em 1917 e vai para Floresta, Cachoeiro de Itapemirim, onde nasceu minha mãe em 1924 – os personagens falam italiano, passam a uma mistura de italiano/português e finalmente se convencem da nova nacionalidade e chegam a falar dominantemente português (eu nasci em 1954 e nem uma palavra da língua da Itália sei; minha mãe, 30 anos mais velha, sabia algumas).

Parabéns, Zé.

Vitória, quarta-feira, 5 de julho de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário