segunda-feira, 3 de julho de 2017


A Construção nos Lares das Salas Duplas Parabolóides

 

                            Como está dito nos artigos sobre a construção das novas salas de aula (O Desenho da Sala, Livro 84; siga a trilha para trás e para frente), elas concentrariam duplamente o foco: 1) dos alunos para o professor; 2) do professor e dos alunos para o aluno ou visitante na tribuna.

                            Naturalmente a SALA serve para tudo, de sala de projeção nos cinemas e no lar, a salas de palestras para congressos e a salas para realização de concertos – tanto as completamente fechadas como as meio-abertas ou meio-fechadas (seja na parte de cima ou na parte de baixo). Aqui quero falar das salas construídas nos lares e apartamentos, o que só poderá ser feito para os que as puderem custear, em geral ricos e médios-altos ou governos ou empresas, porque custarão caro, dado que modeladas especialmente, com materiais de alto índice de absorção ou de reflexão do som, conforme o caso.

                            Haverá alguns ricos que as quererão como salas de projeção de filmes ou para colocação de telões, no lugar equivalente onde ficaria o quadro negro do professor. Quem puder pagar vai pegar o que houver de melhor, em relação a esses HOME TEATHER (teatro-do-lar, como dizem em inglês, ou cinema-em-casa). Com os recursos-de-imagem e recursos-de-som hoje disponíveis e os ainda melhores que virão, ser rico e poder comprar a sala será ainda melhor que apenas ser rico atualmente, porque a sala será mesmo uma distinção notável em termos do apuro de ver e ouvir e de um modo geral sentir a profundidade da mensagem dos diretores de cinema, ainda mais com a sala às escuras e fones de ouvido (que só evitam o tremer da pele que o som exterior proporciona).

                            O resultado palpável será que a menos que os governos proporcionem os médios, os médios-baixos ou pobres e os miseráveis estarão alijados, pois não há como colocar uma sala dessas numa casa ou apartamento comum, dado que suas dimensões são grandes. Só caberá em apartamentos triplex, duplex ou casas grandes já para a sala preparadas ou reformadas a muito custo. Os governos, é evidente, comprarão logo, e os que não puderem comprar se sentirão rebaixados.

                            Vitória, domingo, 18 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário