Construindo o Livro
Didático
Não estará completo
aqui.
Seria bom seguir a
técnica das duas colunas, na da esquerda estando as palavras, pois começamos no
Ocidente a ler da esquerda para a direita, de cima para baixo. Na direita
ficariam as figuras, em cinco divisões: a) o retrato de Euler mais acima; b)
sua biografia resumida no segundo nível; c) a bibliografia (c.1: livros
escritos por ele; c.2: livros escritos sobre ele); d) onde interferiu na
Matemática; e) endereços (e.1: reais, de institutos e universidades que podem
dar informações; e.2: de Internet). Uma pequena definição das palavras no
vernáculo e na matemática, logo que apareça uma nova.
DUAS COLUNAS (para a página)
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Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
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Depois, como Gabriel notou, todos
temem resolver gráficos: então, deveríamos nos deter nisso, até estar
completamente claro.
Se for de Cálculo, será o primeiro dos
cálculos, o Cálculo I, mas só a primeira parte, Cálculo Diferencial,
deixando o Cálculo Integral para depois. Resolver TODOS os exercícios (porque
os não resolvidos, para treinamento autônomo, estarão nos outros livros, onde
puderem ser achados) e dar a resposta junto, destacada num quadro.
ENQUADRANDO
A RESPOSTA
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Resposta
|
Teríamos duas abordagens, a prática e
a teórica, no livro ficando a teórica, porque papel custa caro para reproduzir,
ao passo que CD ficam a menos de um real cada em termos de reprodução, ainda
que a produção pela editora custe caro. Hoje em dia as tintas saem mais barato
ou há maior poder de compra, de modo que se pode usar muito para destacar os
caminhos. E há a proposta de ENQUADRAMENTO LÓGICO, como sugerido, ou seja, cada
grupo compreensivo colocado dentro de uma figura geométrica qualquer, conforme
a conveniência. Em geral será um retângulo, identificando todos os pontos da
matéria, as abordagens primordiais pelos seus pacotes lógicos ou coligações.
UM
BLOCO COMPREENSIVO
![]() |
A
CLASSIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS
(com os percentuais sugeridos)
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PROBLEMAS
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PERCENTUAL
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Banalidade (para incutir
confiança)
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64
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Superfáceis
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32
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Fáceis
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16
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Médios
|
8
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Difíceis
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4
|
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Superdifíceis
|
2
|
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Quebra-cabeça
|
1
|
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TOTAL
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127 %
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Não tem importância que passe de 100:
iguale a 100 e ache as frações correspondentes, garantindo que haja o dobro de
dificuldade – quando se chegue a 127 se terá atingido a proficiência
total na matéria ou estudo. Se houver 100 quebras-cabeça o total será 127 vezes
isso, a parte de cima resolvida e a parte de baixo sugerindo que se tente
primeiro, na média indicados os caminhos. Todos os problemas estarão no CD,
enquanto o livro conterá apenas a teoria, remetendo-se de T (teoria) a P
(prática) e vice-versa. Os problemas terão gráficos estáticos, como desenhados
em papel, e o CD proporcionará o gráfico dinâmico, que gire para melhor
compreensão. Ao fim o aluno deverá ler toda a teoria repetidamente e então ir
consultar qualquer livro existente.
DOIS
MODOS DE APRESENTAR OS GRÁFICOS
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ESTÁTICO
|
DINÂMICO (girante)
|
O
FUNIL DE ENTRADA
(como se trata de geoalgébrica, colocaríamos
a parte de álgebra, a de geometria e a de geoalgébrica que precedem o estudo de
diferenciais): trigonometria, cônicas e tudo mais do segundo grau numa árvore
que das folhas pelos ramos chegue ao tronco.
![]() |
Portanto, duas partes.
E
PLURIBUS UNUM
1. Introdução: o que introduz;
2. Corpo: a sustentação do espírito
(cabalmente, totalmente sabido).
Cada vez que houver um assunto
importante ele será colocado numa caixa diferente, com letras distintas,
podendo ser referenciado a qualquer instante (e levando às páginas de trás e da
frente ou foi mostrado ou será útil, engatando-se no elemento seguinte).
Vitória, segunda-feira, 13 de dezembro
de 2004.

