quarta-feira, 7 de novembro de 2018


Cristômetro

 

Foi criada essa entidade, www.cristo21.com, não com o objetivo destrutivo de tantos que atacam a Cristo e à Igreja neste começo do terceiro milênio e sim no construtivo de proporcionar aos cristãos de todo o planeta, de todas as nações, bases para reflexão e reafirmação da missão de desenvolver a espécie humana em todos os quadrantes e pelo futuro.

MEDINDO OS CRISTÃOS

QUANTIDADE
QUALIDADE
Quantos eram em cada país, cada estado/província, cada cidade-município em termos absolutos e relativos (%)?
Sem fazer valer a gritaria dos excessivamente exaltados, que serviços eram prestados?

OS CRISTÃOS NO MUNDO

Descrição: http://www.amigodecristo.com/wp-content/uploads/2012/05/Em-cada-12-crist%C3%A3os-no-mundo-um-%C3%A9-brasileiro-segundo-pesquisa.jpg?9d7bd4
Descrição: http://vilamissoes.files.wordpress.com/2009/06/religioes-mundo-500.jpg?w=500&h=258
Descrição: http://media.unswpress.com.au/hiresimages/9780748632671.jpg
Descrição: http://oinsurgente.files.wordpress.com/2010/12/perseguic3a7c3a3o_aos_cristc3a3os_mapa.jpg

Frente às responsabilidades que Cristo lhes deu, a cristandade estava bem? Era preciso avaliar num Sínodo universal. Cumpria ela as tarefas de união dos seres humanos? Cristo dissera: “ide a todo o mundo”. Todas as nações tinham sido visitadas, todas tinham sido evangelizadas? Mesmo na condição de lutas fratricidas dispersivas desde os protestantes do fim da Idade Média se poderia considerar positiva a soma?

Instalar propriamente um “cristômetro” seria dar oportunidade de críticas, por vezes acerbas no sentido de “medir a cristandade” e dizer se no todo ou na parte ia bem ou mal; seria como deixar um vizinho admoestar sua vida. Isso, não. Se houver roupa suja, lavar em casa, essa é a regra.

Contudo, o sentido geral da coisa pegou: estavam os cristãos procedendo bem? Eles se indagaram e procuraram muito a sério responder. Se Cristo, nesse mesmo instante, viesse pedir contas, com o que depararia?

Serra, quinta-feira, 19 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário