Padrões
Ao invés de olhar as paisagens como se
fossem misturas caóticas, olhei-as como ordem; eram ambientes, mas também eram
figuras. Pensei em cada árvore, em cada trilha de bicho na floresta, em cada
ninho. Com as facilidades atuais da cibernética-informática, da computação, de
toda a computação gráfica de cinema, todo gênero de manipulação de Photoshop,
decidi oferecer produto verdadeiro e não falsificado às populações, como se as
populações fossem ricas (elas são e nem sabem).
Usei tudo que aprendi sobre a máquina
fotográfica e usei meus olhos mentais novos para olhar a Natureza e seu
trabalho evidente, bem como o trabalho sutil de Deus (não fui eu a dizer
primeiro, foi Einstein: “o Senhor é sutil”).
Pensei: o que é cada árvore?
O que é a grama?
Comecei a estudar os fungos, as
plantas, os animais, os primatas. A pensar o que era pele, a superfície
protetora, o separador, cada qual com sua individualidade. Estudei biologia.
Fotografei as peles de todas as coisas, as peles da Natureza, as peles da
Bandeira elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia).
Meditei sobre os padrões.
Tirei milhares de fotos, centenas de
milhares ao longo da minha vida de fotógrafo; aproveitei para olhar as dos
demais profissionais sob grandes ampliações, tanto em recentes telas gigantes
de 150 polegadas quanto com programas ampliadores. Ampliação da ampliação, um
milímetro quadrado virando um metro quadrado, multiplicação por mil em cada
lado.
Escolhi, selecionei, fiquei
impressionado, fiz exposições em salas de arte, depois pensei em transformar
aquelas belezas impressionantes em padrões para as fábricas de tecido, para
quadros de repartições e escritórios de empresas, consultórios, salas de
estudos, telas de computador e assim por diante.
Foi impressionante.
OS
MEUS PADRÕES
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Coloquei empresa com minhas filhas e
meu filho, com minha esposa gerenciando a contabilidade, contratamos gente,
ficamos ricos. E mais, dei tridimensionalidade às telas com os Xerox 3D, as
copiadoras 3D de agora, produzindo telhas em série para casas, depois de
copiadas em moldes. Produzi também esculturas e alto-relevos para empresas de
arquitetura.
Quem poderia imaginar que re-olhar a
Natureza pudesse render tanto? Depois fui olhar as obras de todos os desenhistas
e pintores e fotógrafos, mas esta é outra história: considerei que cada quadro
era a mente daquele lá olhando.
Serra, segunda-feira, 18 de junho de
2012.
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