segunda-feira, 5 de novembro de 2018


Super-Mikado

 

O Mikado, o reino japonês, representado pelo imperador, quis se expandir e esticou os braços para todos os lados pouco antes da II Guerra Mundial, atacando a Manchúria chinesa e vários países.

EXPANSIONISMO JAPONÊS

Descrição: http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/anosdechumbo/logos/chinajap.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgD1CjeqGaVNCBw_IwsxJUr_sjFWYbFw96rA7EN65y_eXvJ0MEq5l-n1KMK7q0dIEQmclfh48D2LQSBBwq-q0SffAFRUbRluCOEhLWa_iFsHyhKsORXFfzBWS52zi4bxZ3qVZmS31Ns-gM/s1600/mapa_expansionismo+japon%25C3%25AAs.jpg
Descrição: http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/02/expansionismo-japones.jpg

O Grande Miko, o imperador de então, era Hiroíto, que já morreu e deixou o trono ao seu filho. Reinou muito tempo.

Como tantos países (Rússia, EUA, Brasil e tantos outros) o Japão quis se apoderar do que era dos outros, tanto de gente para o trabalho quanto de territórios, energia e tudo mais. Desejou criar a Esfera de Influência do Pacífico, um nome brando para o banditismo espoliador.

AS BANDEIRAS EXPANSIONISTAS

EUA
Descrição: http://www.russobras.com.br/estado/images/bandeira_russia.jpg 
Rússia
Brasil
União Europeia

Engraçado que ninguém tenha feito livro expondo a fundo essa mania de tomar (inclusive aquela dos países europeus, não nos esqueçamos da Inglaterra e do Commonwealth, da França, de Portugal, da Espanha, da Alemanha, da Itália, etc.) o que é dos outros; são os “amigos do alheio”, no termo de gíria dos brasileiros os ladrões, só que em nível de nações.

Os EUA jogaram duas bombas atômicas no Japão em 1945, uma em Hiroshima e outra em Nagasaki, como quase todos sabem, matando mais de 100 mil imediatamente, fora os que foram morrendo ao longo das décadas. Foi canalha, mas aquietou os japoneses, que são hoje criaturas excepcionais, maravilhosas no produzir e no inventar, mesmo que na origem copiando os outros.

FEZ NASCER UM JAPÃO NA PAZ

A Paz
 
A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais
A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz
Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz
Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

E quanto a Hiroíto?

Ele agachou, como fizeram tantos. Não foi ele só, era prisioneiro dos senhores da guerra, foi conduzido pelos xóguns, pelos ministros, pelos conselheiros, pelos empresários gananciosos, por todos aqueles que advogavam a guerra como política de conquista de mercados.

Não vi ninguém escrever livro abordando essa questão japonesa desde o começo dos movimentos na China até a capitulação diante do general logo depois das bombas. É preciso retratar isso completamente.

O Super-Mikado levou na cabeça.

Bem feito!

Alguém deve contar essa geo-história do fracasso do expansionismo empresarial.

Serra, quinta-feira, 21 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário