terça-feira, 6 de novembro de 2018


Talvez ...

 

Talvez os romanos sejam descendentes dos chineses.

Talvez os chineses sejam remanescentes dos atlantes, embora do outro lado do mundo, pois tudo pode ser, pode chover para cima, pode um meteorito ficar paradinho ao cair sobre a agulha da Sears Tower.

Talvez os chineses tenham inventado o alfabeto fenício, embora ele seja fenício (talvez os fenícios fossem uns brincalhões e quisessem confundir o mundo, colocando seu nome no alfabeto dos outros). Talvez os caracteres chineses tenham sido inventados na Noruega antiga (ou talvez moderna ou contemporânea).

TALVEZ HAJA DICIONÁRIO (bem como talvez-enciclopédia e talvez-geografia-história a ser lida, talvez consultada pelo talvez-povo e talvez-escritores) – história e geografia alternativas: é um campo fértil.

Este é genial, altamente recomendável.
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxkgUSh92tNrfwp6kClPt0h28nhI_lCFhuvQk0jveyC3nIZfQrD7wyrbL0-15_pbNEske7fOysP1L1ZKqQVgHGymzXWcHw5W4lLfk3H6adpkfbcVD770yqFrkGssvjIOtMZ9MguEt_kFM/s1600/Xochiquetzal.png

O fato é que um gozador baseou uma escola de criação literária nos talvezes; e, queira crer, ela prosperou bastante. Os livros viraram Best-sellers, primeirões na lista do The New York Times.

Não havia assim nenhuma seriedade.

Pegava-se meia dúzia de fatos muito conhecidos da história (por exemplo, de Cristo, de Buda – de Maomé, não, porque os muslims mandavam matar), de todos que tivessem ao longo dos séculos e milênios criado uma base popular, provavelmente interessada, inseria-se um monte de inverdades e vendia-se para provocar polêmica e vender ainda mais. Eram os “romances históricos”, cujo nome correto deveria ser “romances, pseudo-históricos”. Eram tempos muito tolos.

Talvez você não esteja lendo isso e talvez eu não tenha escrito. Não estou te vendo, talvez você nem exista ou talvez eu não exista.

TALVEZ (no Houaiss eletrônico)

Advérbio
1.        Indica possibilidade, mas não certeza (empr. freq. com o verbo no subjuntivo e, raras as vezes, com o verbo no indicativo); acaso, quiçá, porventura
Exs. Um dia t. venhamos a saber da verdade
Estes são, t., os únicos exemplares da espécie que sobreviveram
2.     Usos: formal.
Ocasionalmente, eventualmente; alguma vez
Ex.: plantas não aguadas t. medram nesse terreno turfoso
3. Uso: formal.
Às vezes; por vezes
Ex.: t. ele, num bom repasto, começa a beber demais

É o talvez-mundo.

Embora fictício, seus efeitos são reais e quando daninhos devem ser impedidos, obstados.

Serra, sábado, 07 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário