terça-feira, 6 de novembro de 2018


Vaquinha de Presépio

 

As pessoas entravam querendo comprar presépios para montar no Natal, mas na realidade era prestadora de outros serviços, aluguel de gente para fazer papel de coadjuvante nos comícios de políticos incapazes de atrair público.

OS ATORES E ATRIZES COADJUVANTES DO NASCIMENTO DE JESUS (O quê cada um deles representa? Qual o perfil psicológico deles? Que psicanálises podemos fazer? Quais os seus interesses político-partidários? Quais suas intenções nisso tudo? A Globo vai lançar um especial de Natal com o Rei?)

Descrição: http://presentepravoce.files.wordpress.com/2008/12/presepio-jen2002-2781.jpg
Estrela de Belém
Vaquinha e boizinho
Carneiro e ovelha
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNN_8eKxjmlCGi4CcslxXAq9445RVfX6QC6Djlmzk_BlIkoAyjV1nUbkaWvgfBc2efyJUKJWDl54ipRQFm4EeFonZLriqn6cIp0kvFh82GE69KAbTTUgcVaaAeRhmPphG457-49wkvP7s/s400/ovelha%5B1%5D.jpg
Artista é fogo.
Pastores
Sempre há pastores querendo apascentar as ovelhas e as onovas.
Palha
Descrição: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2008-2/palha/palha.jpg
Palha em recolhimento meditativo.
Berço
Várias empresas se ofereceram para patrocinar (contra discreta propaganda).
Cabana
O programa Minha Gruta, Minha Vida, do governo federal de Herodes.
Luz do luar
A lua concorreu ao Oscar de Melhor Luar.
Os três reis magros
Burrico
O povo-burrico carregando o governo.
Vozes plangentes
Coro de anjos

Então, esse grupo ao pensar em todo tipo de apoio necessário aos comícios e showmícios de hoje em dia, em toda a superprodução do espetáculo eleitoral ou eleitoreiro, em todas as falcatruas que dependem do poder do voto/veto, decidiu mungir a vaquinha de presépio, ordenhando as tetas políticas: passaram a alugar gente, mas não qualquer gente, só gente treinada como aqueles atores de fundo em restaurantes e em toda parte nos filmes, que parecem estar falando coisas úteis (é incrível como eles podem ser convincentes: estão ali para chamar atenção dos olheiros dos diretores, visando papéis mais importantes, quer dizer, cartolinas ou acartonados ou papal machê ou papelão, qualquer coisa assim).

Essas pessoas eram treinadas para empunhar bandeiras, esbravejar, vaiar, apupar, bate palmas, fazer arruaça, pedir providências, pular e o que mais fosse necessário, como andar em cima ou em baixo de trios elétricos.

Fazemos qualquer negócio.

Público não faltava, a clientela. Faça as contas de 5,5 mil cidades com em média 10 vereadores em cada, mais prefeito e vice-prefeito, só aí passam de 60 mil ELEITOS, fora os concorrentes; deputados estaduais devem ser (30 no ES, que é populacionalmente 1/54 do Brasil) uns 1.800 ELEITOS; deputados federais, um terço, 600; senadores são poucos, 81; governadores menos ainda, 27. Somando tudo coisa de uns 65 mil ELEITOS, talvez 10 vezes isso de concorrentes. Uma fábula!

E lá iam as vaquinhas fazer a festa. De dois em dois anos festa nova.

Serra, sexta-feira, 15 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário