domingo, 4 de novembro de 2018


Os Bons Velhinhos ...

 

Na rua, olhando a Parada de Sete de Setembro relativa à independência brasileira estava o velhinho de 88 e a velinha de 82 anos, esta com a cabeça recostada no ombro dele, “tão gracinhas”, como dizem as mulheres.

Roberto Carlos Compton, físico teórico da UNICAMP escolheu justo esses dois para fotografar com seu dispositivo espaçotemporal que tomava as memórias das pessoas (de modo nenhum ele tinha autorização governamental ou da universidade para tal) e recompunha inclusive tridimensionalmente a vida das pessoas. Até então tinha obtido resultados totalmente normais, vidas pacatas, totalmente prosaicas, sossegadas, banais, corriqueiras, triviais.

Até então.

Com aqueles dois foi diferente, pois tinham sido agentes secretos cujas aposentadorias foram bem tramadas, construídas com muito cuidado depois de 60 anos de serviços impolutos.

O Roberto tinha mexido num vespeiro enorme.

Excluindo as cenas sexuais, fixou-se nas vidas dos dois profissionais quando jovens. Com máquinas e programas e a partir das visões-de-memória reconstruiu como em cena de cinema 3D as vidas dos dois anos após ano desde a década dos 1950 por toda parte do mundo - dos EUA à URSS, do Oriente Médio aos nórdicos, da África à America Latina eles tinham estado em todas, unidos ou separados, em geral separados, mas não sempre. E então voltavam de férias para casa, calmamente, o senhor e a senhora Smith, para fazer paralelo ao filme.

Não era nada inventado, como no cinema, os dias transcorriam como horas, as horas como segundos, era demoradíssimo, de modo que ele se especializou nos cortes ainda mais do que antes. Compôs vários filmes que passava para os amigos.

FILMES DE ESPIÕES

Descrição: http://4.bp.blogspot.com/-JIJoxaEODHs/ToVhDlngemI/AAAAAAAABN4/9YS7ofSGGw8/s1600/james-bond-height-chart1.jpg
Descrição: Papel de Parede Gratuito de Filmes : Pequenos Espiões 3D
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBasPhCn8Sga0fTW6zbKmFscx-dHzlc0qN9fglzg3FwfgbXVq0IoIwe7YlMZWMS5WZ1naDxerTcvea8_PikZXUNpFXeIcFbffQsSQpiTkCOaoHW9Ch_2bcAPPdqChkwN-wx0lAbgprBTg/s1600/filmes+espionagem.jpg

Finalmente se aposentaram no Brasil, onde existem tanto heróis quanto bandidos de toda espécie.

Vida bucólica, muito tranqüila.

Uma beleza.

Até serem fotografados pelo TCD/Tecedê (tropo-crono-dispositivo, nome difícil de falar). ACONTECE que eles tinham visto muito, convivido com políticos de todo naipe, tinham visto coisas proibidas a outros olhos, olhos de RC e outros que foram morrendo um a um dos modos mais bizarros possível, até o próprio RC mergulhar no rio com carro e tudo, caindo uma pedra enorme de caminhão sobre ele, 100 toneladas. A máquina sumiu, os diagramas sumiram, os técnicos e artistas que tinham trabalhado com ele sumiram, sumiu muita gente e a imprensa não falou um A.

O falar é de prata, o silêncio é de ouro.
Serra, segunda-feira, 18 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário