terça-feira, 6 de novembro de 2018


Vamos, Gente, Dê Praça

 

Passou a reinar novo espírito, o de congraçamento; não exclusivamente o de luta darwiniana pela sobrevivência do mais apto, a chamada porradaria social, mas também a cooperação, a nova equação do para polar oposto-complementar luta-cooperação, o equilíbrio dialógico, taoísta e do MP modelo pirâmide.

Isso interferiu em tudo.

INTERFERINDO EM TUDO

PESSOAS LUTADOR-
COOPERANTES
Indivíduos equilibrados
Famílias equilibradas
Grupos equilibrados
Empresas equilibradas
AMBIENTES LUTADOR-
COOPERANTES
Cidades-municípios equilibrados
Estados equilibrados
Nações equilibradas
Mundo equilibrado

Em particular nasceu a chamada Nova Cidade - o conjunto de novas cidades - que foi modificada para espelhar essa nova razão-emoção, a da reunião quando não fosse a questão da luta. Os nossos pensamentos, nossas crenças interferem nos desenhos dos quartos dos indivíduos, das casas-quintais das famílias, das quadras dos grupos, dos bairros das empresas, das cidades.

O que tinha sido divergente passou a ser convergente.

Se antes as ilhas-residenciais estavam postas em arquipélagos-quadras, quadras paralelas entre si, agora tudo convergia para um centro aonde as pessoas iam se encontrar para conversar, para trocar informações de sobrevivência, para participar a educação dos filhos, para conversar sobre doenças e remédios, para transferir a experiência de vida.

PRAÇAS CIRCULARES

Descrição: http://www.cidadecolaborativaconfea.com/uploads/1187e41b9c935e8a898835a6320f8109.jpg
Descrição: http://sites2.uai.com.br/jornalismo/imagem/raulsoares430.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfSMPiZ9Oj4-s45zmgSWfAwqOYPW_rMgScg0OeeCczXUimQZP4JmrXkQHjnt0rug_24PRNcejhGguP48XxDdAe9lpFcmQw2q9aD4m50xZU_Lcf1PDfuBX3552UG8_JN5tn5GGGuFiCtuL4/s1600/indios+xavantes.jpg

E a até três quadras dessas praças as ruas eram só para caminhantes, transeuntes, passantes – não comportavam carros, ônibus, bicicletas e nada disso. Era para as pessoas com-viverem, viver juntas, partilharem as dádivas de suas existências.

Fora dali, a luta.

Ali, a co-operação, operação conjunta, compartilhamento, proximidade, redes nas árvores. Isso mudou as cidades, os estados, as nações e os mundos.

Serra, quinta-feira, 21 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário