domingo, 4 de novembro de 2018


N’Alvo

 

A mente humana é poderosa.

Mesmo a do mais simplória o é.

As pessoas vão morar numa casa, seja por 50 anos da infância à morte ou apenas alguns anos (por exemplo, já me mudei quase 30 vezes), e nisso tem de renovar todo o conhecimento de vizinhos (famílias em suas casas), de quadras, de bairros com suas lojas, mercados, dias de feira-livre, peixarias, farmácias, pronto-atendimentos, escolas e mais um milhar de ruas, pontos de ônibus, sentidos de trânsito e assim por diante.

É poder computacional espantoso.

Ninguém dos governos ou das empresas sentou para pensar em como ajudar as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos, empresas) a viver em seus AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações, mundo), aliviando em níveis de pirâmide os problemas solucionáveis. Como subtrair problemas, aliviá-los, e como apresentar soluções CONEXAS com as referências experienciais?

CÍRCULOS AMPLIÁVEIS QUE TOCAM AS NECESSIDADES

Descrição: http://www.agrogemeos.com.br/images/Mapa_de_Vitoria.png

Esse grupo do qual estou falando pegou os celulares com GPS incorporado, juntou com o Google Earth e o Google Maps, digitalizou os endereços de lojas e departamentos empresariais, mais as repartições governamentais, as empresas públicas e privadas com seus produtos e objetos, conforme listas enviadas e seus preços, lincou cada produto-preço-distância e os novos filtros passaram a oferecer à pessoa os lugares mais próximos onde aquilo que queria (como digitado) podia ser encontrado com auxílio de qualquer meio de transporte.

Assim, a máquina de moer carne de 135 a 180 reais poderia ser encontrada a que distância de você, estando a pé, indo de ônibus ou de carro próprio? E qual era seu número associando produto/qualidade a preço a distância? Com o correr dos anos ajuntaram inumeráveis índices. Pode ser que o preço menor esteja a uma distância maior; ou que, naquele momento, fim de tarde, devendo chegar a casa já levando o objeto você não possa ir ao mais distante, mesmo que muito mais barato.

As empresas que não queriam se dar ao trabalho de enviar os dados meramente ficavam fora do sistema e não vendiam através dele. Não havia qualquer forçamento. Onde posso comprar uma bicicleta, estando no meu trabalho? Levam em casa? Em quanto tempo?

Tanto tempo oculto sob a falta de informações, de repente o mundo se tornou transparente, translúcido, inclusive bibliotecas através do Google Livros e do Projeto Gutenberg, das livrarias, das bancas de revista e tudo que foi indiciado. Todos aqueles milhões de pontos de serviços e zilhões de produtos deixaram a escuridão e se mostraram à luz.

Serra, quarta-feira, 27 de junho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário