Thomasland
Nesse mundo alternativo São Tomé, o
Desconfiado, virou herói, não foi motivo de chacota como no nosso.
TERRA
DE TOMÉ
(6) Tomé mete os
dedos nas chagas de Cristo. A ressurreição não é fantasia, lenda, imaginação:
ela é real e concreta. Mais ainda: o Ressuscitado é o mesmo Crucificado.
Aquele que agora está totalmente transfigurado em glória é o mesmo que foi
desfigurado em opróbrios. A fidelidade amorosa do Pai o ressuscitou e o
glorificou: “frente a loucura dos homens, vence a loucura do Amor! ” Como
disse Bento XVI: “Christus resurrexit quia Deus charitas est! ” – Cristo
ressuscitou porque Deus é amor! ”Amor que vence toda treva, toda injustiça,
toda maldade, todo pecado, toda morte...
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Nesse mundalternativo São Tomé foi
visto como precursor, como antecipador em relação a Francis Bacon (que nada
tinha de santo), Descartes, Popper e outros.
O
MÉTODO CIENTÍFICO
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Começando mais de 1.400 anos antes de
Bacon (uns 100 d. C.), São Tomé (segundo os seguidores dele, com o aparente
beneplácito de Cristo), expandindo os efeitos das palavras e procedimentos de
Jesus para aumentar a boca do funil que levava os pensamentos das elites ao
povo e de volta o trabalho multiplicado, criou O Método de São Tomé mais de
1.700 anos antes da consolidação do nosso e eles puderam dar saltos sobre
saltos.
Com o Império Romano pego pela torquês
Cristo-Tomé, a engenhosidade dos engenheiros romanos unida à criticidade grega
embasou crescimento extremamente rápido, exponencial, pegando todos os povos
desprevenidos: o Império Cristão Romano tornou-se verdadeiramente universal,
levando de roldão todos os povos, tornando-se Império Universal Apostólico
Romano espalhado por todo o globo. Derrotou o Norte, avançou para o Leste,
invadiu e doutrinou o Sul, lançou os barcos ainda em 700 para os lados do Oeste
e tomou de chofre os Maias e os peruanos, bem como todo o Continente Oeste, que
em 930 já era amplamente cristão.
Retomando a dialética grega de 550 a.
C. e o TAO oriental da mesma época, fundindo-a com a lógica aristotélica criou
a dialógica e a teoria dos ciclos. Em 1050 já tinha dominado todo o horizonte
humano.
Em 1412 lançou-se ao espaço, chegando
à Lua em 1415. Em 1490 iniciou a colonização de Marte e em 1600 chegou ao
Cinturão Exterior, onde criou as bases do salto à Constelação.
Foi rápido.
Foi rápido, mas unilateral.
O mundalternativo tornou-se estéril,
sem emoções, vincado de dialógica indestrutível, inapelável. Não havia arte,
não havia música, não havia fantasia nem ficção, não havia sonho, tudo era
profundamente tecnocientífico, desconfiado, tirânico de qualquer variação,
porque nele, aparentemente e por torção de seus fiéis, a existência de Cristo
tinha abrigado somente a desconfiança, nada de confiança e entrega.
Tinha ido longe, mas era seco.
Serra, segunda-feira, 18 de junho de
2012.
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