segunda-feira, 5 de novembro de 2018


Representante dos Desprovidos

 

Esse deputado pensou diferente.

As pessoas diziam que não iria dar certo, os representados não iriam querer se expor.

O OUTRO LADO DE RUI BARBOSA (o discurso e a análise cínica dele)

- De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto. (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86)
Agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus
Por quê “maus”, isso é julgamento de quem tá fora da corriola, quem tá fora da panelinha, valha-nos Deus. Quem tá mamando não fala assim, não, meu filho. Nós que precisamos pagar dois mil reais por dia num hotel decente, pensamos diferente. E pra poder ter tudo isso precisamos ter poder, é a lógica.
Crescer a injustiça
 Como, crescer a injustiça? E esses salários enormes que os desembargadores e os juízes ganham? Não é para trabalhar pela justiça, não? Até onde sei, é.
Desanimar da virtude
Olha, aqui tem uma coisa que eu acho certo, é a mulher conservar a virtude dela: não pode desanimar. Veja a Sandy.
Prosperar a desonra
Isso é uma pôca vergonha, como dizia o Boris, ganhar no tapetão enfurece a gente. Vamos jogar no campo, lá no verdão e não nas verdinhas, minha gente!
Rir-se da honra
Eu já ri da honra, quando aquela mulher gorda caiu na lama de pernas abertas. Mas, também, todo mundo riu, foi risadaria geral, mesmo.
Triunfar as nulidades
O que eu conheço de nulidade que triunfou, não tá no gibi. É muito mesmo, só na minha família tem uns 10. Inclusive sou a favor do nepotismo, porque é gente que a gente conhece, que viu crescer desde o berço, confia integralmente, entende? Agora, se não faz nada é problema da consciência da pessoa. Pelo menos leva um livro pra ler. E quanto a “cabide de emprego” é marca boa, porque é cabide durável, que a gente vê que dura durante décadas, desde quando eu era criancinha já ouvia falar desses cabides. Ô xente.
Vergonha de ser honesto
Eu tenho vergonha de ser honesto, posso dizer que tenho. Outro dia, por exemplo, mesmo ganhando milhões, pulei a roleta do metrô, o atendente demorou, eu estava com pressa, mas depois fiquei com vergonha. Fiquei com vergonha de ter vergonha, porque se estou esperando o atendente e ele não vem o que devo fazer?

O deputado perguntava: tendo o Brasil avançado tanto nas patifarias não seria bom assumi-las? Pensando assim ele se preparou para contra-argumentar cinicamente.

A PROPOSTA DO DEPUTADO ARREGIMENTA CORRELIGIONÁRIOS

CO-RELIGIÃO (os desprovidos de)
EXEMPLARESJ
Bondade
 
Conceito de certo e de errado
 
Dignidade
 
Humor
 
Integridade
 
Moral
 
Respeito e amor ao próximo
 
Respeito pela propriedade alheia
Fernandinho Beira-mar e outros.
Responsabilidade
Naya e outros.
Senso de ridículo
 

A lista era grande.

De início as pessoas ficaram sem graça, não queriam aparecer, escondiam-se, tentavam se afastar, não davam as caras. Enrustiam. Depois, eram tantos e tantos no Brasil que mais e mais foram se apresentando, formando grupos, apoiando uns aos outros, todos e cada um a cada novo achado, até que formaram grupos enormes, fazendo passeatas Marcha do Orgulho Grey (cinza, em inglês, significando todas as coisas obscuras e escondidas).

Ele se propunha defender os desprovidos, mas não acintosamente, porque ainda havia aqueles que não suportavam os desvios morais, infelizmente; e os religiosos e tantos outros iludidos que pensavam no mundo em termos de correção, de verdade, de bondade, de compartilhamento, de dignidade, de honestidade e de todos os valores ultrapassados no Brasil.

Nem tudo é preto no branco, nem tudo é cinza.

Elegeram o dia seguinte à Terça Feira Gorda (último do carnaval), a Quarta Feira de Cinzas como o dia-símbolo de todo o nascente Partido Grey, o afamado PT-G.

E a comida-símbolo era o “escondidinho”.

Foi o maior sucesso no Brasil, depois se espalhando pelos países vizinhos, os da hispano-américa.

Serra, quarta-feira, 04 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário