quarta-feira, 7 de novembro de 2018


As Lições da Vida

 

Embora fosse proprietária da Escola da Vida, dona Vida continuava a dar aulas, as Lições da Vida. Pois não se dizia que “a vida ensina”? Ela não queria abandonar a profissão e seguia ensinando com prazer.

Por vezes eram lições duras.

E fato é que TODOS eram matriculados na Escola da Vida, mesmo quando cursavam a vida da escola desde a socialização, o jardim, o pré-primário, o primeiro grau, o segundo grau, a universidade, o mestrado, o doutorado, o pós-doutorado – por mais alto que a pessoa fosse, até as pesquisas de campo e a cátedra, sempre estava matriculada na Escola da Vida.

A ESCOLA DA VIDA

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-hNA72EjAPsk/TnJnulOKyaI/AAAAAAAAAdk/wD1yxRCISNc/s1600/escola-da-vida-para-o-flash.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWyF-MwhD9hHPC4XsaAsHKsP7B7ucPdAj0FmSHDAEe_lchHCaLUvUvDFe5KDB8Kn-J_8zmhjgPKbx8FBqioQ-OxlYeb_wj-jzztvqSC_YLdPFXhjC1KZxnh_d9nNE_v9lABon_ASuIIX0/s1600-r/escola_da_vida.jpg
Descrição: http://blogeducacionalcombr.cdn.educacional.net/3conde/files/a-escola-da-vida.jpg
Descrição: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSn2P1NZTVNgfoqdavDN-PSqF8pxAb3oJEhKa73iROtvOeyoari9SUTSApY

Dona Vida não era propriamente “mãe” de cada um, não era condescendente, era firme, por vezes proporcionava lições dolorosas; nem, todavida, era madrasta ruim, meramente era professora, ensinava.

A Escola da Vida não tratava com deferência, pelo contrário, ensinava a lutar a luta pela sobrevivência, ensinava aptidão. Por vezes a Vida ficava nervosa e batia na pessoa com força, alguns estranhavam, porque a Vida era bela no dizer da maioria.

A VIDA É BELA (tanto que já fizeram filme a respeito – e Gonzaguinha diz “é bonita, é bonita, é bonita”; como algo tão belo pode ser tão rude tantas vezes?) É como sempre digo, as belas tem por dentro um caroço duro, como os pêssegos.

Descrição: http://edownloadmusicas.com/gerarlink.co.cc/images/20115.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjz0Zq7e7toTwMhOwqrQ-fstpH2bPNz3-WJlxglfe9IWfPk1fOSW96NdRS7Ix1slxlwT-V_OWb0byS0Ly1dcohz4SFzOXtQz7we5XqGu7efwugl-jJ6ulR_xlNet6HuaL6is80a_fMbFxVT/s1600/A+vida+%C3%A9+bela.jpg
O Que É, O Que É?
 
Eu fico
Com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...
Viver!
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz...
Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita...
E a vida!
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida
De um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!...
E a vida
Ela é maravilha
Ou é sofrimento?
Ela é alegria
Ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão...
Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo...
Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor...
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer...
Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser...
Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte...
E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita...

Alguns dizem que “a vida é traiçoeira”. E outros, amargurados (talvez devêssemos dar um desconto) dizem que “a vida acaba com a gente”. Pode até não ser ela, pode ser a irmã gêmea dela, a morte, já que falam que “a vida e a morte andam juntas”.

Por enquanto tô de bem com a Vida.

Tenho prestado atenção às lições da Vida e tenho tentado freqüentar o Curso da Vida, que espero poder fazer como curso de verão, pois a Vida no inverno é mais rigorosa.

Sei lá, coisas da Vida.

Serra, segunda-feira, 09 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário