quinta-feira, 8 de novembro de 2018


Língua à Mineira

 

PIADIM

Dois carros bateram, um era do mineirim, outro do americano que trabalhando no Brasil ainda não falava a língua portuguesa direito.
O americano, acostumado à realidade dos EUA, já saiu do carro com todos os dentes à mostra, a mão direita estendida, na mão esquerda o cartão da seguradora.
- Helou!
- RELOU O CARAI, MASSÔ TUDIM.

LÍNGUA À MINEIRA

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGHrNnsKyNULsqsp4SBljwh_7S4d1NsJLt_SIBPKWXq8yQ1sJL2HUkmRqpO8CC-vWYZ6hXH6sVyV4NWK8qJoKtsAOc51ME4RNz18o5mV7p4ET_CjvXzICjpowNC6_18P6aYkXK7OOkIKE/s1600/causo_mineiro.jpg
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiFrNmIVOwssnEMgDjZTkKGVC-0i4ZYhVh1IyjB_Ve4QPKA5yQg9xPn-Ld6ceqBft066j9wGcH4uYKFwMkh2reOY-x_KwjnSbPTQhBPUrHm2IFUi9C0l6un083ZHywwjgvs8dS82Y9rx3c/s400/Radiografia+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+Mineira.jpg

VARIASONS

I - Declaração Mineira de Amor aos Amigos...
Declaração Mineira de Amor aos Amigos... Amo ocê ! Ocê é o colírio du meu ôiu. É o chicrete garrado na minha carça dins. É a mairionese du meu pão. É o cisco nu meu ôiu (o ôtro oiu - tenho dois). O rechei du meu biscoito. A masstumate du meu macarrão. Nossinhora! Gosto dimais DA conta docê, uai. Ocê é tamém:
O videperfume DA minha pintiadêra. O dentifriço DA minha iscovdidente. Óiprocevê, Quem tem amigossim, tem um tisôru! Ieu guárdêsse tisouro, com todu carinho, Du Lado isquerdupeito !!! Dentro do meu Coração!!! AMO Ocê, uai!!!
 
II – Tipos de assaltantes
 
Assaltante Paraibano: Ei bichin...Isso é um assalto!Arriba os braços e não se bula Num se cague e não faça mungança...Arrebola o dinheiro no mato e não faça pantim se não enfio a pexera no teu bucho e boto teu fato prá fora...
 
Assaltante Baiano: Ô meu rei... ( pausa )Isso é um assalto...( longa pausa )Levanta os braços, mas não se avexe não...( outra pausa )Se não quiser nem precisa levantar pra não ficar cansado...Vai passando a grana bem devagarinho... (pausa pra pausa) Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado, Não esquenta meu irmãozinho...( pausa )
Vou deixar teus documentos na encruzilhada...
 
Assaltante Mineiro: Ô sô, prestensão...Isso é um assarto uai! Levanta os braço e fica quetim Quessê trem na minha mão tá cheidibala... Mió passa logo os trocado que não tô bão hoje Vai andando uai!
 
Assaltante de São Paulo: Ôrra, meu... Isso é um assalto, meu... Alevanta os braços, meu... Passa a grana logo,meu... Mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pra comprar o ingresso do jogo do CORINTHIANS, meu... Pô se manda, meu...
 
Assaltante Carioca:
Seguiiiinte bicho....Tu se ferrô. Isso é um assalto!
Passa a grana e levanta os braços rapá... Não fica de bobeira, vai andando e se olhar pra trás vira presunto.
 
Assaltante Gaúcho: O gurí, ficas atento...Báh, isso é um assalto! Levanta os braços e te aquieta tchê! Não tentes nada, e cuidado que este facão corta uma barbaridade. Passa os pila prá cá!
E te manda a lá cria, se não o quarenta e quatro fala...
 
Assaltante de Brasília: Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer para pedir seu voto de confiança. Prometo se eleito for te representar com responsabilidade e que por exigência do FMI ao final de todo mês aumentaremos as seguintes tarifas para dar uma ajuda aos pobres políticos do nosso país: Energia, água, passagens aéreas e de ônibus, gás, Imposto de renda, licenciamento de veículos, seguro obrigatório, gasolina, álcool, IPTU, ICMS, PIS, COFINS. Mas meu povo não se esqueça: somos uma nação feliz! O Brasil é penta e em fevereiro tem carnaval!!!
Variação linguística A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua. Ao trabalhar com o conceito de variação linguística, estamos pretendendo demonstrar: que a língua portuguesa, como todas as línguas do mundo, não se apresenta de maneira uniforme em todo o território brasileiro; que a variação linguística manifesta-se em todos os níveis de funcionamento da linguagem ;que a variação da língua se dá em função do emissor e em função do receptor ; que diversos fatores, como região, faixa etária, classe social e profissão, são responsáveis pela variação da língua; que não há hierarquia entre os usos variados da língua, assim como não há uso linguisticamente melhor que outro. Em uma mesma comunidade linguística, portanto, coexistem usos diferentes, não existindo um padrão de linguagem que possa ser considerado superior. O que determina a escolha de tal ou tal variedade é a situação concreta de comunicação; que a possibilidade de variação da língua expressa a variedade cultural existente em qualquer grupo. Basta observar, por exemplo, no Brasil, que, dependendo do tipo de colonização a que uma determinada região foi exposta, os reflexos dessa colonização aí estarão presentes de maneira indiscutível.Descrição: http://htmlimg1.scribdassets.com/36lmjgow5c125es3/images/5-eb8402742c.pngDescrição: http://htmlimg1.scribdassets.com/36lmjgow5c125es3/images/5-eb8402742c.pngDescrição: http://htmlimg1.scribdassets.com/36lmjgow5c125es3/images/5-eb8402742c.png
 

Antão (que é uma anta grande), mermão (que é um mermo grande), se você soa (badala) muito com o calor, compre um ar condicionado.

O CÉREBRO COMPREENDE EM QUALQUER SITUAÇÃO (ele se adapta; não compreende letra por letra, pega as palavras e compara com as pré-armazenadas, o que quer dizer que dentro do nosso cérebro existem centenas de milhares delas, verdadeiro exercício de fixação)

Descrição: http://entrenessa.com.br/wp-content/uploads/2010/01/texto-com-letras-trocadas.bmp
Descrição: http://entrenessa.com.br/wp-content/uploads/2010/01/texto-com-letras-trocadasuu1.bmp

Finalmente as pessoas entenderam que vivemos dentro de uma tempestade uniforme-catastrófica e isso mudou tudo na educação.
Serra, sexta-feira, 27 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário