quinta-feira, 8 de novembro de 2018


Eles Vieram ao Mundo para Mudar Tudo

 

A frase está na capa de um livro.

O AUTOR E O LIVRO

Resultado de imagem para eric weiner
Americano, 1963.
Resultado de imagem para onde nascem os gênios
Rio de Janeiro, Darkside, 2016, original de 2016.

É um daqueles livros que começam errados pela capa.

Gênios NÃO VÊM ao mundo para mudar tudo, nem seria possível. Por exemplo, não podem mudar o fato de que árvores possuem raízes enterradas e tronco, galhos, ramos, folhas, flores e frutos para cima - não poderiam virá-las e não pretendem isso. Nem tirar o Sol do lugar, nem fazer os rios contrariarem a gravidade e correrem para as montanhas desde o mar e mais um zilhão de coisas.

Só quem está do lado de fora pode romantizar os gênios, porque eles enfrentam as pessoas em suas posições perigosamente dogmáticas, elas retaliam, por vezes violentamente, porque não desejam perder suas bases de crença – atacam os gênios com furor quando eles mostram que não é daquele jeito. Na realidade os gênios devem viver escondidos, com o mínimo de convivência com a coletividade, como reclusos até. Na medida em que contradizem as crenças mais corriqueiras, são odiados e perseguidos (razão pela qual muitos procuraram refúgio em instituições respeitadas, por exemplo, universidades, e até preferem não falar nem escrever nada com receio dos ataques).

Gênio bom é gênio morto, literalmente: as pessoas GERALMENTE (exceto Einstein e outros) os veem como ameaças, porque eles lhes dizem que estão erradas (e, como não têm papas na línguas, dizem-no abertamente, de público, as pessoas se sentindo vexadas). Só gênios idiotas se mostram. Aliás, os idiot savant, sábios idiotas no francês, são meras programáquinas, como esses computadores humanos autistas (que quase não tem inteligência nenhuma, só memória e controle).

Então, a frase não passa de idiotice.

Gênios se escondem e se calam, vivem em reclusão, quase como que em mosteiros e quase não falam com outras pessoas. Eles sofrem muito, em todos os sentidos, padecem zombarias dos outros, não viajam, raramente vão a palestras, o que escrevem só vai ser compreendido depois ou muito depois.

Enfim, se fosse só pela indicação de capa o livro seria inútil.

Vitória, quinta-feira, 8 de novembro de 2018.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário