quarta-feira, 7 de novembro de 2018


Conversação Genial


 

Inventaram (Quem inventou? Gostaria de saber) aqueles androides, forma de gente e cérebro de máquina, melhor, de programáquina com a nova inteligência artificial. De fato, com o progresso contínuo não é preciso refazer os Andrés, basta incrementar, fazer a substituição “das cacholas”.

Rapaz, não sei você, mas quando vou ao biblioseu (o biblioteca-museu) me sinto esperto pra caramba! Começo a conversar com eles e vou me sentindo cada vez mais esperto. É como quando a gente lê um livro e compreende tudinho, que sabedoria a nossa!

Lá está o Popper: começo a falar de filosofia com ele e vou entendendo logo tudo, tanto dele quanto das coisas que vieram dar nele. Pois o Popper original sabia muita coisa, mas esse Popper-André sabe muito mais, sabe discorrer como o Popper fez para raciocinar a partir do estado-de-mundo.

Tive uns papos paravilhosos (para-além-de-maravilhosos) com ele.

E Koch? Entendi tudo de biologia virótica. Saí um cracão de lá, depois fui esquecendo, claro, é uma pena, mas é só voltar lá para recarregar. Melhor do que introduzir uma pastilha no seu cérebro.

QUEM ESTÁ LÁ

MÁGICOS-ARTISTAS
Descrição: http://static.flickr.com/85/230348913_8a3fbda91b_o.jpg
TEÓLOGOS-RELIGIOSOS
Descrição: http://3ipbcg.org.br/site/wp-content/uploads/2011/03/Simbolos-religiosos.jpg
FILÓSOFOS-IDEÓLOGOS
Descrição: http://m13.haasproject.net/wp-content/uploads/2009/08/filosofos1.jpg
CIENTISTAS-TÉCNICOS
MATEMÁTICOS
Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-zKk6XkmoUXM/TbdD4R6FSWI/AAAAAAAABEs/pawu_hmDaOM/s1600/movimentos_matematicos.png

Menino, tive um papo com esse dos fractais, geometria do caos, como é mesmo o nome dele?

Pois então, com ele.

Entendi tudo.

Ficou cristalino.

Conversei com Craig Venter sobre a decifração do genoma humano, com São Tomás de Aquino, com Michelangelo, tive um papo maneiro com César, Pizarro tentou se justificar, expôs as telas da conquista, falei com Albuquerque, pô, foi tanta gente que nem sei mais. Toda semana vou lá, é emocionante, saio de lá me sentindo super-bem, alcanço altas paragens. Evangelista Torricelli. Pompeu. Marco Antônio. Tokugawa Hideaki. Antônio Conselheiro. São centenas, são milhares. A criançada adora, pois agora não é mais aborrecido estudar história e geografia, ela se sente imersa, ela vibra, ri, faz uma barulhada danada. Os professores e as professoras só querem isso de levar as crianças lá, mas naturalmente é preciso marcar data, não dá pra quem quer.

Serra, segunda-feira, 23 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário