domingo, 13 de agosto de 2017


Construindo o Livro Didático

 

                            Não estará completo aqui.

                            Seria bom seguir a técnica das duas colunas, na da esquerda estando as palavras, pois começamos no Ocidente a ler da esquerda para a direita, de cima para baixo. Na direita ficariam as figuras, em cinco divisões: a) o retrato de Euler mais acima; b) sua biografia resumida no segundo nível; c) a bibliografia (c.1: livros escritos por ele; c.2: livros escritos sobre ele); d) onde interferiu na Matemática; e) endereços (e.1: reais, de institutos e universidades que podem dar informações; e.2: de Internet). Uma pequena definição das palavras no vernáculo e na matemática, logo que apareça uma nova.

                            DUAS COLUNAS (para a página)                   

Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
Pppppppppp
 
 
 
 
 

Depois, como Gabriel notou, todos temem resolver gráficos: então, deveríamos nos deter nisso, até estar completamente claro.

Se for de Cálculo, será o primeiro dos cálculos, o Cálculo I, mas só a primeira parte, Cálculo Diferencial, deixando o Cálculo Integral para depois. Resolver TODOS os exercícios (porque os não resolvidos, para treinamento autônomo, estarão nos outros livros, onde puderem ser achados) e dar a resposta junto, destacada num quadro.

ENQUADRANDO A RESPOSTA

Resposta

Teríamos duas abordagens, a prática e a teórica, no livro ficando a teórica, porque papel custa caro para reproduzir, ao passo que CD ficam a menos de um real cada em termos de reprodução, ainda que a produção pela editora custe caro. Hoje em dia as tintas saem mais barato ou há maior poder de compra, de modo que se pode usar muito para destacar os caminhos. E há a proposta de ENQUADRAMENTO LÓGICO, como sugerido, ou seja, cada grupo compreensivo colocado dentro de uma figura geométrica qualquer, conforme a conveniência. Em geral será um retângulo, identificando todos os pontos da matéria, as abordagens primordiais pelos seus pacotes lógicos ou coligações.

UM BLOCO COMPREENSIVO


 

 

 

 

 

 


A CLASSIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS (com os percentuais                                 sugeridos)

PROBLEMAS
PERCENTUAL
Banalidade (para incutir confiança)
64
Superfáceis
32
Fáceis
16
Médios
8
Difíceis
4
Superdifíceis
2
Quebra-cabeça
1
TOTAL
127 %

Não tem importância que passe de 100: iguale a 100 e ache as frações correspondentes, garantindo que haja o dobro de dificuldade – quando se chegue a 127 se terá atingido a proficiência total na matéria ou estudo. Se houver 100 quebras-cabeça o total será 127 vezes isso, a parte de cima resolvida e a parte de baixo sugerindo que se tente primeiro, na média indicados os caminhos. Todos os problemas estarão no CD, enquanto o livro conterá apenas a teoria, remetendo-se de T (teoria) a P (prática) e vice-versa. Os problemas terão gráficos estáticos, como desenhados em papel, e o CD proporcionará o gráfico dinâmico, que gire para melhor compreensão. Ao fim o aluno deverá ler toda a teoria repetidamente e então ir consultar qualquer livro existente.

DOIS MODOS DE APRESENTAR OS GRÁFICOS

 
 
ESTÁTICO
 
 
DINÂMICO (girante)

O FUNIL DE ENTRADA (como se trata de geoalgébrica,               colocaríamos a parte de álgebra, a de geometria e a de geoalgébrica que precedem o estudo de diferenciais): trigonometria, cônicas e tudo mais do segundo grau numa árvore que das folhas pelos ramos chegue ao tronco.


 


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

 

Portanto, duas partes.

E PLURIBUS UNUM

1.       Introdução: o que introduz;

2.       Corpo: a sustentação do espírito (cabalmente, totalmente sabido).

Cada vez que houver um assunto importante ele será colocado numa caixa diferente, com letras distintas, podendo ser referenciado a qualquer instante (e levando às páginas de trás e da frente ou foi mostrado ou será útil, engatando-se no elemento seguinte).

Vitória, segunda-feira, 13 de dezembro de 2004.

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