sexta-feira, 6 de outubro de 2017


O Inferno Masculino

 

                            Em potencial - com 6,4 bilhões de seres humanos no planeta - o lado masculino comporta 3,2 bilhões de homens que irão fatalmente passar pela andropausa (os que morrerem antes da idade serão substituídos por outros, porque é número fixo que, aliás, aumenta).

                            Para um mundo que em tese pensa só nos homens é esquisito que sobre a menopausa (pausa da mulher) se saiba tanto, tendo-se estudado bastante, enquanto sobre a andropausa (pausa do homem) se saiba tão pouco, especialmente entre os que sofrem; e que tão pouco conforto farmacológico esteja à disposição. Só nos mais recentes anos os laboratórios vêm trabalhando para produzir novas drogas e só na mais recente década os médicos vem falando, embora não abertamente, no assunto. Não é somente a vergonha que sentem alguns de estarem falhando sexualmente, de “brocharem”, de não conseguirem endurecer o pênis, é algo mais.

                            Então, como vi que os sintomas parecem com os meus, busquei informações na Internet; se soubesse há mais tempo (venho sofrendo essa droga há anos) teria buscado há mais tempo. A cidadania não é muito efetiva n o mundo, menos ainda no Brasil que nos outros lugares; pelo menos para o lado masculino.

                            Vitória, sábado, 18 de junho de 2005.

             

A ANDROPAUSA NA INTERNET

ANDROPAUSA:
Tanto o termo Andropausa quanto CLIMATÉRIO MASCULINO, podem ser ambos clinicamente inadequados. Na menopausa, de onde se faz a analogia com Andropausa, ocorre invariavelmente a falência dos ovários e o fim do ciclo reprodutivo da mulher. No homem, com o avançar da idade, diminui a produção de vários hormônios, principalmente dos chamados esteróides sexuais. O que realmente existe é uma síndrome caracterizada por deficiência. Mas, como o termo já adquiriu status de verdade creio podermos usá-lo sem maiores prejuízos da ciência.
SINTOMAS DA ANDROPAUSA
1.                   Aumento da proporção de gordura corporal
2.                  Diminuição da massa muscular
3.                  Tendência à anemia
4.                  Tendência à osteoporose
5.                  Perda de interesse sexual
6.                  Dificuldade de ereção
7.                  Dificuldade de concentração
8.                  Problemas de memória
9.                  Apatia e depressão
10.               Queda de pêlos
11.                Aumento de peso
12.               Irritabilidade
13.               Insônia
Ballone GJ - Andropausa - in. PsiqWeb Psiquiatria Geral, Internet, disponível em <http://gballone.sites.uol.com.br/geriat/andropausa.html>revisto em 2002
Depressão e insônia são
sintomas da andropausa
Entre os 20 e 80 anos de idade, os níveis do hormônio testosterona de um homem podem cair até 50 por cento. No mundo inteiro, é crescente o número de médicos que se referem a esse declínio como "andropausa", ou ainda a "menopausa masculina". Nesta fase podem ocorrer sintomas muito parecidos com os da menopausa das mulheres - variações do humor, fogachos, depressão, irritabilidade, insônia, dores nos ossos e músculos, falta de energia, diminuição da libido e até mesmo impotência.
Correspondente do Brasil
Queda de hormonas gera andropausa nos homens
Prof. Elias Cima, Psicólogo Naturalista
Departamento de Pesquisas da Fundação Cima's
Alguns homens não apresentam o mais leve sintoma. Outros, sofrem com a ansiedade e a insegurança. No entanto, para a maioria dos que passam dos 45 anos de idade, a andropausa é um fantasma que continua a assustar, principalmente pelo pânico de perderem a virilidade.
A Fundação Cima's não tem fins lucrativos e mantém um serviço de consultas gratuitas por e-mail: prof@cimas.com.br Home Page: www.cimas.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário