domingo, 29 de outubro de 2017


O Consertador da Natureza

 

                            No filme O Pagamento o protagonista deixa a si mesmo 20 itens (= TEXTO CRIAÇÃO, na Rede Cognata) que - ele viu em várias situações nos futuros alternativos - lhe seriam necessários em vários momentos da fuga. De fato, vários deles (19) são utilizados e o último é apenas uma frase, que usa para descobrir um bilhete de loteria que lhe dá 90 milhões de dólares (de modo desonesto).

                            No decorrer da trama o personagem diz ter criado a máquina (na Rede Cognata = NATUREZA = MATRIX = MATRIZ = ESTUDOS = MODELOS), cabendo-lhe consertá-la ou destruí-la. Conserto = CENTRO = CRIPTADOR = CRISTO = CONSERTADOR = ADEPTO = AUGUSTO e várias outras traduções. A personagem-companheira dele é Rachel Porter = MODELO PIRÂMIDE (o nome que dei à construção que fiz a partir de 1992) e o nome dele é Michael Jennings = MODELO TEXTOS.

                            Agora, unindo com o filme Matrix, fica parecendo que há uma Natureza (= MÁQUINA) com defeito, porque em O Pagamento a máquina tem um vírus (= DOENÇA = DEUS = TEMPO = DEMÔNIO). Veja como podemos descobrir as coisas! O filósofo Sócrates dizia na Antigüidade que tinha um demônio, que consultava; demônio = DIVAGAÇÃO, que era o método dele, divagar (no Aurélio Século XXI: Do lat. *divagare, por divagari. V. int. 1.       Andar sem rumo certo; vaguear: "-- Sim, demorei-me a divagar sem rumo, / Perdi-me nestas matas intrincadas"  (Gonçalves Dias, Obras Poéticas, II, p. 27);  Derrotados, os guerreiros divagavam pelo campo.  2. Sair arbitrariamente do assunto que estava sendo tratado; desconversar: Qualquer pergunta mais direta levava o entrevistado a divagar. 3. Discorrer sem nexo; desvairar; desvariar: O doente divagava horas a fio. 4. Fantasiar; devanear: "E o seu espírito divagava, fixava-se em cousas indistintas, abstraindo-se .... da tragédia que o vitimava."  (Braga Montenegro, Uma Chama ao Vento, p. 182.)  V. t. d.  5. Percorrer, correr, viajar: Quantas vezes, outrora, divagara aqueles campos!  Conjug.: v. largar. Cf. devagar). Ele introjetava. Repare também que quando Cristo era tentado pelo demônio estava sendo distraído, porque tentação = DISTRAÇÃO = DESVIAÇÃO (o ato de desviar; a palavra não existe, mas poderia existir).

Em resumo, há um consertador (= CRISTO) da Natureza que elimina o vírus ou doença e repara a Máquina, em maiúscula o conjunto ou grupo ou família de máquinas; coloca-se no centro e reconstitui em soma zero os pares polares opostos/complementares. Como Sri Krishna “desce” ao mundo (= MODELO) para repará-lo e permitir que dure mais.

Vitória, agosto de 2005.

 

                            UM PAGAMENTO ESQUISITO

O Pagamento
Um engenheiro de computação trabalha em projetos ultra-secretos, tendo sempre parte de sua memória apagada após concluir o serviço. Envolvido num trabalho que pode lhe render bilhões como pagamento, ele é surpreendido ao receber um envelope com estranhos objetos e ser perseguido pela polícia. Dirigido por John Woo (A Outra Face) e com Ben Affleck, Uma Thurman e Aaron Eckhart no elenco.
Nada neste filme é novo. Parece uma série de idéias e cenas de outros filmes combinados para se formar O Pagamento. Acredito que o conto de Philip K. Dick, o mesmo de Minority Report e Blade Runner não foi suficiente para os roteiristas bolarem uma trama para durar a extensão do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário