sábado, 28 de outubro de 2017


As Placas Levam o Petróleo até o Hiperarco

 

                            Vou chamar de hiper-arco o grande arco de 2,0 a 2,4 mil km por 15 mil km que vai do oeste da África até o leste da Ásia, englobando o Saara na esquerda até os desertos asiáticos na direita.

ESSA FAIXA DAÍ


A importância disso, é claro, é que o petróleo está em grande parte aí. A razão de estar é menos evidente: as placas são como folhas de papel girando sobre uma esfera; são finas e quase imperceptíveis – elas se sobrepõem às formações prévias dos grandes buracos, os panelões que vão fundo no manto e formam e re-formam sempre as mesmas cadeias conforme passam por cima. Como estiveram no fundo do mar, onde é formado o petróleo, elas carregam o óleo formado para cima das mesmas cadeias de montanhas, neste caso do hiperarco.

O petróleo de formou algures ou alhures nos oceanos de 200 milhões de anos atrás e como as placas vão se movendo elas levam os fundos dos mares para os altos das megamontanhas desenhadas no manto pelos meteoritos, mas só os supergigantes, que são fixos (no caso dos panelões pequenos as placas levam os buracos consigo). Assim, o petróleo que está nessa faixa foi levado do fundo dos oceanos, do sul para o norte.
Vitória, agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário