segunda-feira, 30 de outubro de 2017


A Antártica de Passagem

 

A ANTÁRTICA (é anti-Ártico, que fica em posição contrária ao Ártico; não existe nada chamado ÁRTIDA para haver anti-ÁRTIDA)

A exploração do pólo Sul
A descoberta do pólo Sul foi resultado de um longo processo, iniciado em 1770 com o capitão James Cook, o primeiro a cruzar o Círculo Polar Antártico. O mapa mostra as principais etapas dessa aventura. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. © Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

É surpreendente pensar (o que os tecnocientistas revelaram apenas a partir de 1957, Ano Geofísico Internacional, quando começou a nascer a Teoria da Tectônica de Placas que substituiu e complementou a Deriva Continental de Wegener) que a Antártica nem sempre esteve ali, está de passagem, é uma placa que vai andando para qualquer lugar apontado pelos TC; que só está coberta de neve há 30 milhões de anos; que antes era uma floresta tropical com grandes dinossauros.

É chocante (trocadilho, mas oportuno) pensar que meteoritos enormes atingiram aquela terra, embora não agora nem no lugar onde se encontra; que abriram grandes buracos; que criaram condições que não estão sendo aproveitadas agora e que no fundo dos panelões estão índices vitais importantes; que há tanto por descobrir que mesmo muitos milhares de vidas não esgotarão o assunto.

Enfim, é tudo tão novo e nada está mesmo terminado.

Há muito por fazer pelas novas gerações. O espaçotempo não está fechado, de modo algum.

Vitória, agosto de 2005.

 

Antártida, o quarto maior continente do mundo, situa-se quase totalmente no sul do Círculo Polar Antártico, que rodeia o pólo Sul. Sua forma é circular, com um braço comprido ― a península Antártica ― que se prolonga na direção da América do Sul. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário