segunda-feira, 30 de outubro de 2017


As Espécies das Origens

 

                            Seria interessante colocar cada variação, cada encruzilhada da evolução até chegar à humanidade e até aos tempos pós-contemporâneos a partir de 1991, com a queda da URSS.

UM QUADRO DE DERIVAÇÕES (de acordo com os tecnocientistas e minhas colocações no modelo)

ÉPOCA
EVENTO
3,8 bilhões de anos
Início da vida
100 milhões de anos
Surgimento dos primatas
10 milhões de anos
Aparecimento dos hominídeos
200 mil anos
Neandertais
80 a 70 mil anos
Cro-magnons
11 mil anos
Jericó (Antiguidade)
476
Idade Média
1453
Idade Moderna
1789
Idade Contemporânea
1991
Idade Pós-contemporânea

Que é que aconteceu em cada encruzilhada?

Que é que estava no Cenário geral e quais eram as figuras que o habitavam quando houve a derivação de cada vez?

Evidentemente temos muito mais interesse em nós mesmos que nos outros, quaisquer que sejam os outros. As outras vidas antes dos primatas, os outros primatas antes dos hominídeos e assim por diante até a Civilização Ocidental e cada um de nós muito particularissimamente. Que é que estava presente quando o diferente surgiu?

FUNIL DANDO EM NÓS


 

 

 

 



Vitória, agosto de 2005.

 

VIDA HÁ 3,8 BILHÕES DE ANOS

Jovens Talentos da FAPERJ no mundo da paleontologia
foto: Vinicius Zepeda04/11/2004
A FAPERJ concedeu 20 bolsas do Programa Jovens Talentos para que alunos da Escola Estadual Francesca Carey, em São José de Itaboraí, atuem como guias e guardiões do parque paleontológico da cidade (foto ao lado).

PRIMATAS HÁ 100 MILHÕES DE ANOS

A Evolução da Terra e da Vida
Assim como a luz atravessa o espaço, as rochas atravessam o tempo, trazendo até nós fósseis que testemunham os estágios anteriores da vida.
endereço

HOMINÍDEOS HÁ 10 MILHÕES DE ANOS

No Reino animal, os seres humanos são os que mais se relacionam com os grandes símios (chimpanzés e gorilas), com a mesma estrutura anatômica básica e constituição genética similar.

OS NEANDERTAIS HÁ 200 MIL ANOS

Homem de Neandertal
O Homo neandertalenses cujo nome lembra o local onde foi encontrado, surgiu há aproximadamente 200 mil anos atrás, originário possivelmente dos Homo erectus que se adaptaram ao clima frio da Europa, seu cérebro era de tamanho igual ao nosso, sua garganta era projetada para a fala, eles possuíam uma linguagem própria, viviam em grupos familiares formados de 8 à 25 pessoas no máximo, seu corpo era mais baixo, mais forte e mais atarracado que o nosso ( bem adaptado ao clima frio em que viviam), eram inteligentes, sua população era algo em torno 100 mil pessoas e sua alimentação era constituída 85% de carne, enterravam seus mortos.

OS CRO-MAGNONS HÁ 80 OU 70 MIL ANOS

Violência extrema pode ter causas biológicas
"A noção tradicional da agressão como um instinto anti-social tem sido substituída por uma estrutura que a considera uma ferramenta de competição e negociação. Quando a sobrevivência depende de assistência mútua, a expressão da agressão é contrariada pela necessidade de manter relações benéficas”. (Frans B. M. de Waal - Science 28/jul/2000)

Nenhum comentário:

Postar um comentário