sexta-feira, 27 de outubro de 2017


Os Degraus do Amanhã

 

                            Quando eu tinha uns 20 anos alguns dos meus amigos e eu nos reunimos desconsolados em um bar de Goiabeiras II, perto da Rua 4, Casa 40, onde meu irmão e eu tínhamos uma república e olhando o futuro quase choramos, por assim dizer, pois pensávamos nada mais haver a fazer. Onde nos encaixaríamos nos esquemas das coisas? Isso era 1974, por ali, e nessa mesma época modificações gritantes e sublimes estavam sendo feitas na Física, na Biologia, na Matemática, em tudo mesmo, tendo os 30 anos seguintes sido muito emocionantes. Em 1992 iniciei o modelo e descobertas jorraram em profusão.

                            Quando meus próprios filhos (Clara e Gabriel) chegaram aos 20 anos (ela 21 e ele 19 agora), consideraram que a sua geração tinha pegado uma das eras menos interessantes. Desde então tenho lhes mostrado que não, de modo nenhum, pelo contrário: seja no Cinema geral, seja na megaengenharia, seja nas construções gerais esta promete ser uma época das mais interessantes. Inclusive tendo imaginado 4,25 mil idéias e 3,75 mil patentes (se serão úteis ou significativas vamos saber depois), pude mostrar-lhes que o que-fazer está aberto e que esta geração deles provavelmente terá oportunidades incríveis.

                            Assim sendo, parece que a cada geração novos degraus são acrescentados para cima, mais do que foram feitos para baixo. O futuro, para nossa felicidade geral, vem se abrindo sempre mais; pense só no que foi acrescentado de 1974 a 2004, nesses 30 anos nos quais não podíamos enxergar nada para nós! Cada geração é desafiada novamente. Nos 30 anos que se seguiram àquele debate milhares de produtos novos foram apresentados em todas as sendas do Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), nas 6,5 mil profissões, nas chaves e bandeiras do modelo. Particularmente, o que nunca poderíamos esperar, nos mais recentes 10 anos a Filosofia se renovou na prática.

                            Como disse o papa João Paulo II, não tenham medo.

                            A coisa toda está ficando cada vez mais emocionante e muito ainda nem foi publicado (por exemplo, o modelo, as posteridades, as ulterioridades, as idéias, as patentes, os 133 livros de até agora – e isso só de mim, fora a produção de milhares e milhões).

Vitória, agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário