Estudando Durkheim
No Morin citado (A Cabeça Bem-Feita), p. 47, está
escrito:
“Como dizia
magnificamente Durkheim, o objetivo da educação não é o de transmitir
conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o ‘de criar nele um estado
interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um
sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida’.
“É, justamente,
mostrar que ensinar a viver necessita não só dos conhecimentos, mas também da
transformação, em seu próprio ser mental, do conhecimento adquirido em
sapiência, e da incorporação dessa sapiência para toda a vida. Eliot dizia:
‘Qual o conhecimento que perdemos na informação, qual a sapiência (wisdom) que
perdemos no conhecimento? ’ Na educação, trata-se de transformar as informações
em conhecimento, de transformar o conhecimento em sapiência, isso se orientando
segundo as finalidades aqui definidas”.
POR ELIOT
·
Somente
informação não é alcançar conhecimento (o conhecimento não está na informação,
é preciso transformá-la: conhecimento é informação trans-formada);
·
Somente
conhecimento não atinge sapiência (a sapiência não está no conhecimento, é
preciso introjetá-lo: sapiência é conhecimento trans-formado).
POR
DURKHEIM
·
O sentido da educação: criar no aluno a ponte para o ESTADO
PROFUNDO (na Rede Cognata = MODELO PIRÂMIDE), permitindo a transformação da
informação em conhecimento, do conhecimento em sapiência (que é atingir o
ESTADO PROFUNDO, a iluminação).
EM
RESUMO
Informação em si mesma é quase nada:
pense que as mesmas informações estavam disponíveis a quase todos no tempo de
Einstein e Newton. Conhecimento é importante, mas não é fundamental: os físicos
tinham os mesmos conhecimentos, mas só Bohr pôde criar as teorias sobre o
átomo.
Em resumo, é preciso atingir aquele
ESTADO PROFUNDO em que há a fusão, a convergência que produz a independência e
o novo. De fato, concordo, esse é o objetivo da Educação geral (é porisso mesmo
que as educações quase todas são tão pobres, porque raramente produzem essa
passagem; vai daí que poucos podem se dizer educados). Pois a educação é esse
estado de culminação, de transcendência.
Vitória, julho de 2005.
NIELS
BOHR
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Bohr, Niels (1885-1962), físico
dinamarquês que fez contribuições fundamentais para a física nuclear e para a
compreensão da estrutura do átomo. Bohr nasceu em Copenhague, em 7 de outubro
de 1885, e estudou na Universidade de Copenhague, onde recebeu seu doutorado
em 1911. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation.
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