domingo, 15 de outubro de 2017


Estudando Durkheim

 

                            No Morin citado (A Cabeça Bem-Feita), p. 47, está escrito:

                            “Como dizia magnificamente Durkheim, o objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o ‘de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida’.

                            “É, justamente, mostrar que ensinar a viver necessita não só dos conhecimentos, mas também da transformação, em seu próprio ser mental, do conhecimento adquirido em sapiência, e da incorporação dessa sapiência para toda a vida. Eliot dizia: ‘Qual o conhecimento que perdemos na informação, qual a sapiência (wisdom) que perdemos no conhecimento? ’ Na educação, trata-se de transformar as informações em conhecimento, de transformar o conhecimento em sapiência, isso se orientando segundo as finalidades aqui definidas”.

POR ELIOT

·       Somente informação não é alcançar conhecimento (o conhecimento não está na informação, é preciso transformá-la: conhecimento é informação trans-formada);

·       Somente conhecimento não atinge sapiência (a sapiência não está no conhecimento, é preciso introjetá-lo: sapiência é conhecimento trans-formado).

POR DURKHEIM

·       O sentido da educação: criar no aluno a ponte para o ESTADO PROFUNDO (na Rede Cognata = MODELO PIRÂMIDE), permitindo a transformação da informação em conhecimento, do conhecimento em sapiência (que é atingir o ESTADO PROFUNDO, a iluminação).

EM RESUMO

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Informação em si mesma é quase nada: pense que as mesmas informações estavam disponíveis a quase todos no tempo de Einstein e Newton. Conhecimento é importante, mas não é fundamental: os físicos tinham os mesmos conhecimentos, mas só Bohr pôde criar as teorias sobre o átomo.

Em resumo, é preciso atingir aquele ESTADO PROFUNDO em que há a fusão, a convergência que produz a independência e o novo. De fato, concordo, esse é o objetivo da Educação geral (é porisso mesmo que as educações quase todas são tão pobres, porque raramente produzem essa passagem; vai daí que poucos podem se dizer educados). Pois a educação é esse estado de culminação, de transcendência.

Vitória, julho de 2005.

 

NIELS BOHR

Bohr, Niels (1885-1962), físico dinamarquês que fez contribuições fundamentais para a física nuclear e para a compreensão da estrutura do átomo. Bohr nasceu em Copenhague, em 7 de outubro de 1885, e estudou na Universidade de Copenhague, onde recebeu seu doutorado em 1911. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

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