sábado, 7 de outubro de 2017


Enxergando com a Língua


 

                            A Rede Cognata tem proporcionado muitas traduções, algumas chocantes, todas instrutivas.

Ø  A Gillette Mach 3 tem agora uma propaganda que diz “não importa quem está por cima e quem está por baixo” que pode ser traduzida como NÃO IMPORTA QUEM ESTÁ POR ADÃO E QUEM ESTÁ POR DEUS, enquanto Mach 3 = Mach Três = MÃE DEUSA. De fato, em Alien v. Predador podemos ler ADÃO V. SANTO (que é um dos cognomes de Deus); mas existe uma fala antiga que é “o que está em cima é como o que está em baixo” (de Hermes Trimegisto) = O QUE ESTÁ EM ADÃO É COMO O QUE ESTÁ EM DEUS = O QUE MUDA EM CAOS É COMO O QUE MUDA EM 0/CAOS (o contrário);

Ø  Campo de força (da ficção científica) = GERAÇÃO DE SONS (o que pode ser uma indicação);

Ø  Criador = CAÓTICO (o que nos diz que não se deve exigir nas empresas muita ordem do pessoal criativo, ou seja, é preferível dar liberdade a ele e mandar outros atrás limpando (sem tirar da desordem);

Ø  Escroto = ASSASSINADO = MORTO = MERDA;

Ø  Filho = SOLDADO (não sendo senão porisso que na Antigüidade se pretendia ter muitos filhos para a guerra de predação psicológica);

Ø  Sonho = EMPRESA = HOMEM (o que parece indicar que as mulheres não conseguirão nem devem se propor conseguir colocar empresas; de fato, no Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens eram os homens que saíam das cavernas a caçar, a empreender);

Ø  Vida = TERRA = EQUILÍBRIO (indicando que a vida surgiu em terra, no solo, e não no mar; é possível que os coacervados tenham aparecido primeiro em poças;

Ø  “A reta não é boa” (de um professor de matemática na UFES) = O CRIADOR NÃO É BOBO;

Ø  “Eu não mudo minha postura nem para te agradar” (da música) = EU NÃO MUDO MINHA POLÍTICA NEM PARA TE DAR;

Ø  “Os judeus acreditam em culpa, os católicos acreditam em perdão” (de um filme) = OS JUDEUS ACREDITAM EM ADÃO, OS CATÓLICOS ACREDITAM EM SATANÁS = OS BOBOS ACREDITAM EM CAOS, OS CÉTICOS ACREDITAM EM ENGENHARIA;

Ø  “Você me apertou sem nem me abraçar” = VOCÊ ME MATOU SEM NEM ME ATRAIÇOAR = VOCÊ ME METEU SEM NEM ME COMER;

Ø  Grupo (da matemática) = COLEÇÃO = CORPO = CLASSE;

Ø  Energia = SOLTA = SEPARADA = PRIVADA = PARTICULAR (como eu tinha raciocinado: que matéria é o ajuntamento de duas ou mais partículas);

Ø  Dobramentos = TEXTOS = TAPETES = DOMINADOS (o que significa que ninguém produz texto se não dominar o assunto) = TERMINADOS = ARGUMENTOS.

Enfim, muitos sentidos novos podem ser mostrados pela Rede Cognata e espero que no futuro muitas pesquisas novas venham a emergir dessa busca e compreensão.

Vitória, Terça-feira, 21 de junho de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário