quinta-feira, 19 de outubro de 2017


A Enciclopédia do Futuro

 

                        Evidentemente o futuro é realmente imprevisível, o que as pessoas em geral confundem muito, pois, por exemplo, não fazemos previsão de que o Sol vai sair amanhã: estimamos pelo passado que há uma chance enorme de acontecer isso tanto em razão nosso tempo de vida (que era realmente com que contavam os antigos) quanto pela contagem histórica (até quando não despontaram os anúncios da tecnociência) e quanto ainda por motivo de tais enunciados do chamado espaçotempo profundo, bilhões de anos de existência do universo. Na realidade o que nós fazemos é PREVER O PASSADO, quer dizer, ao agir sobre os dados dos vários ontem nós dizemos que eles irão se repetir (digamos, que o Sol irá sair de novo) – daí a importância extrema de conhecer o passado, que como o modelo mostrou está em posse das elites, quer dizer, as elites são proprietárias do passado (o que coloca de forma novíssima que os povos estão ACUADOS PARA O FUTURO).

                        Assim, uma Enciclopédia do Futuro tratará (a própria EF está no futuro) de tudo que não existe ainda, significando graduação.

                        GRADU/AÇÃO (ação em graus)

·         Futuro do primeiro mundo;

·         Futuro do segundo mundo;

·         Futuro do terceiro mundo;

·         Futuro do quarto mundo;

·         Futuro do quinto mundo.

Embora o futuro de todos seja um só, a admissão a ele não se dá do mesmo modo, já que nos países nórdicos (Finlândia, Noruega, Dinamarca e Suécia), no Japão e na Coréia do Sul estão os celulares de mais adiantada geração que só receberemos anos depois, bem como os robôs mais avançados. O futuro do quinto mundo ainda deverá trilhar os caminhos de todos os outros.

Posto isto, o que está no futuro de todos? Essa investigação é dupla, pelo lado da razão (através dos institutos de pesquisa do futuro; eu mesmo tentei criar um há 30 anos) e pelo lado da emoção (pelos magicartistas, suponhamos, no cinema). Enfim, devemos começar a olhar o futuro sistematicamente, com sistema, e com coragem, com o olhar de frente. O que está imediatamente após no Conhecimento (Magia/Arte, Teologia/Religião, Filosofia/Ideologia, Ciência/Técnica e Matemática), nas chaves e bandeiras do modelo (Bandeira da Proteção: o que é o futuro do lar, do armazenamento, da segurança, da saúde, dos transportes?) - e em tudo?
Vitória, agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário