segunda-feira, 14 de agosto de 2017


Onde Cavar nas Bordas do Lagoão

 

O LAGOÃO FICAVA EM LINHARES (de Aracruz a São Mateus) – veja os vários textos deste Livro 104: O Páleo-Rio Doce, O Pantanal Mato-grossense de Linhares, A Descoberta de Milhares de Esqueletos.


                            Repare que podemos contar apenas com os tons de verde indicando terras mais altas ou mais baixas; MAS NÃO SABEMOS QUANTO, isto é, as cotas de cada lugar. Isso será preciso ainda descobrir, se a informação não está disponível (como deve estar). A área que calculei é de dois mil km2 e o perímetro, medido pela “ferramenta de medição” do Atlas Encarta em escala pouco sensível é de cerca de 500 km – é muito trabalho, mesmo para muita gente.

                            Como se sabe, além da fauna e flora aquáticas há os animais de terra que pastam nas beiradas; e os seres humanos não vivem dentro d’água e sim próximos das praias (será preciso delimitar as páleo-bordas, os limites em cada horizonte temporal). Por princípio elas estavam nos contrafortes das montanhas desde o começo do Lagoão (desde 115 mil anos atrás, com o começo da Glaciação de Wisconsin). Só há 10 mil anos, quando terminou W, é que o mar, tendo subido, definiu a nova linha onde é hoje a costa – por conseguinte, a linha-de-costa terá muito menos a oferecer, embora grande parte seja humana (dado que os sapiens passaram Bering há 15 e há 12 mil anos – e levaram um tempo para se espalharem até o Brasil e o Espírito Santo).

                            Pode ser que existissem ilhas, aonde as criaturas iam quando da existência do Lagoão e depois quando os pântanos estavam se formando, durante as chuvas, como no Pantanal Mato-grossense. Em resumo, é um trabalhão e é preciso criar bases em varais cidades, conseguir as licenças, vencer a inércia, etc.

ONDE ESCAVAR (comer pelas bordas, quando o assunto é quente) – as figuras não estão proporcionais, mas foi preciso colocá-las, porque não existe um grande mapa único. Em papel será mais bem visto.

a)      Pelo lado do mar (desde a divisa com a Bahia):


b)     Pelo lado das montanhas:


                            Se começasse agora acho que estaria perfeitamente delimitado (com recursos muito crescentes) pelo final do presente século, depois de uns 80 anos de trabalho intenso.

                            Vitória, terça-feira, 21 de dezembro de 2004.

                           

DADOS ORIENTANDO QUANTO AO LUGAR (busque mais completamente na Internet e nas enciclopédias, e em outros lugares)

Lagoa Juparanã
A Lagoa Juparanã faz parte de um conjunto de 69 lagoas, situadas desde a divisa oeste do município de Colatina à divisa norte de Linhares na lagoa Suruaca.
A imagem “http://www.rotasdoes.com.br/images/mapa_rodoviario_espirito_santo.gif” contém erros e não pode ser exibida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário