sexta-feira, 25 de agosto de 2017


Evolução e Re-Evolução das Pessoambientes

 

ERE P/A

ERE dos ambientes.
Mundo.
Resultado de imagem para exponencial
Nações.
Estados.
Cidades-municípios.
ERE das pessoas.
Empresas.
Grupos.
Famílias.
Indivíduos.

Repare que cada passagem é exponencial, de indivíduo a família até o nível do superpoder do mundo, exponenciais de exponenciais. Cada passagem a patamar novo necessitou de evolução antiga de empresas soltas até um governo central, que é a cidade que vira domínio municipal, salto precedido de um empacamento, um congelamento no final da estrada:

1.       Empresas em evolução;

2.       Estancamento e crise no final do patamar;

3.      Necessidade e efetivação do salto por meio da invenção do novo;

4.      Atingimento do novo patamar;

5.      Aparecimento da primeira cidade (Jericó, há 12 mil anos);

6.      Espalhamento da nova solução;

7.       Consagração dela (com a renúncia ao antigo modo consagrado do nomadismo).

As cidades-municípios começam a nova evolução, depois a re-evolução no novo patamar conduzindo a novo empacamento, novo estancamento, novo esgotamento, novo fechamento em funil que dependerá de outra solução que avance ao nível de estado, sem a qual os municípios poderiam definhar e morrer. Há uma COLA K (de Koestler), o cimento koestleriano, como chamei, vá buscar.

Os agentes todos procuram pensar a nova CK-estadual.

Quando o novo plano surge, psicológico inicial do indivíduo-família, ele passa a se alimentar do passado, como o mundo fará com as nações, predando-as, consumindo-as, rearranjando-as.

É em tudo impressionante que os psicólogos geo-historiadores não tenham atentado para tal, nem descrito os movimentos gerais de constituição, de criação, citemos o contraste do choque no aparecimento dos primeiros estados, a resistência dos antigos em ceder espaço aos novos, digamos, o aparecimento de Roma (que foi uma cidade-estado, como Atenas, Esparta, etc.).

Há aqui vastíssimo campo de trabalho, pois são sete saltos (não contemos os dos órgãos aos corpomentes individuais), sete choques, sete embates entre os anteriores e os posteriores.

Vitória, sexta-feira, 25 de agosto de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário