Construtora de
Gráficos Conceituais
Na aula de Cálculo I
na UFES (Universidade Federal do ES) o professor AS fez análise de funções.
Os atuais programas
de desenho de gráficos - que parecem ter começado a surgir por volta de meados
da década dos 1980 - fazem os desenhos, mas não as análises detalhadas, de modo
que são formais, quer dizer, tratam das formas e não dos conteúdos.
INVESTIGANDO O CONTEÚDO DAS FUNÇÕES
Nº
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ESPÉCIE
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SIGNIFICADO
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1.
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Assíntotas
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Aproximação a retas (X, Y, outras)
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2.
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Domínio
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Extensão em X
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3.
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Par/ímpar
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Reflexão em relação a (0,0)
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4.
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Primeira derivada
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Máximos e mínimos
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5.
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Segunda derivada
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Concavidades e pontos de inflexão
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6.
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Zeros
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Cruzamentos com X
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Assim, o gráfico quando é finalmente
feito foi completamente entendido, ao passo que quando a máquina atualmente faz
apenas mostra silhueta – mas, para quem sabe olhar, muito pode ser visto (os
programas formalistas têm muita utilidade, porém poderiam ser melhorados
enormemente). O certo seria termos programáquina formestrutural, isto é, formal-estrutural,
tanto capaz de criar superfícies quanto definir estruturas ou conteúdos, tanto
de exteriores quanto de interiores ou entendimentos.
Esse programáquina F/E ainda está por
surgir e é essa CONSTRUTORA DE GRÁFICOS CONCEITUAIS, quer dizer, que exponha
completamente a função. Depois isso será base da SCTE (sala, cadeiras, telão de
ensinaprendizado).
Poderíamos ter um quadro, cabendo nele
toda a sintanálise de todas e cada uma das funções, desde as mais simples às
mais complexas, e com isso fazer um livro realmente acabado e intenso.
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Vitória, quinta-feira, 27 de janeiro
de 2005.
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