A Convergência
Especial para a Ciberprancheta e a SCTE
A gente não faz
idéia de quão raras são as coisas, quando acontece de convergirem. No caso,
temos a CB e a SCTE (sala, cadeiras, telão de ensinaprendizado).
OS ELEMENTOS QUE PROMETEM CONVERGIR
1. As figuras do livro de cursinho “Física com Martins e Eu”, de Pierre
Lucie, Rio de Janeiro, Raval, 1970, feitas pelo Henfil: um tipo de professor
que vai explicando as coisas na medida em que elas vão sendo propostas, até
puxando ou empurrando os gráficos, esticando-os, apontando para tal ou qual
lugar;
2. Os bonecos do SIMS, da Maxis, só que
melhorados no sentido de se prestarem ao processo de transferência pedagógica,
o que corresponderia a fazê-los mais baixos e um pouco e mais encorpados, com
rostos arredondados como os de crianças denotando rejuvenescimento neotênico
(persistência de caracteres juvenis) conforme propôs Stephen Jay Gould que
aconteceu com o personagem Mickey, de Walt Disney:
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3. Levar em conta também o pintor
mexicano Diego Rivera e as figuras redondas, que são pachorrentas, lerdas, e
indicam certa calma; em outras situações professores mais magros;
4. A combinação dos atuais programas como
o Mathematica, o Maple, o Derive_Europe, o Cabriolet, o MathLab e outros,
formais, com os estruturais que pedi;
5. O fato de que há o Windows e o Office,
e o Linux, e mais tantos programas pagos e livres;
6. Programas editores como o LaTex;
7. Muitas variações que estão
convergindo.
Enfim, surge a rara oportunidade de
combinar todos esses elementos para fazer a CB e a SCTE e os outros programas
propostos.
Vitória, terça-feira, 22 de fevereiro
de 2005.
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