quinta-feira, 31 de agosto de 2017


A Convergência Especial para a Ciberprancheta e a SCTE

 

                            A gente não faz idéia de quão raras são as coisas, quando acontece de convergirem. No caso, temos a CB e a SCTE (sala, cadeiras, telão de ensinaprendizado).

                            OS ELEMENTOS QUE PROMETEM CONVERGIR

1.       As figuras do livro de cursinho “Física com Martins e Eu”, de Pierre Lucie, Rio de Janeiro, Raval, 1970, feitas pelo Henfil: um tipo de professor que vai explicando as coisas na medida em que elas vão sendo propostas, até puxando ou empurrando os gráficos, esticando-os, apontando para tal ou qual lugar;

2.       Os bonecos do SIMS, da Maxis, só que melhorados no sentido de se prestarem ao processo de transferência pedagógica, o que corresponderia a fazê-los mais baixos e um pouco e mais encorpados, com rostos arredondados como os de crianças denotando rejuvenescimento neotênico (persistência de caracteres juvenis) conforme propôs Stephen Jay Gould que aconteceu com o personagem Mickey, de Walt Disney:


3.      Levar em conta também o pintor mexicano Diego Rivera e as figuras redondas, que são pachorrentas, lerdas, e indicam certa calma; em outras situações professores mais magros;

4.      A combinação dos atuais programas como o Mathematica, o Maple, o Derive_Europe, o Cabriolet, o MathLab e outros, formais, com os estruturais que pedi;

5.      O fato de que há o Windows e o Office, e o Linux, e mais tantos programas pagos e livres;

6.      Programas editores como o LaTex;

7.       Muitas variações que estão convergindo.

Enfim, surge a rara oportunidade de combinar todos esses elementos para fazer a CB e a SCTE e os outros programas propostos.

Vitória, terça-feira, 22 de fevereiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário