quarta-feira, 30 de agosto de 2017


O Tempo das Pré-Cidades, as Populações de <W, as Redondezas e a Coalescência de Jericó

 

                            Como é que tudo isso de Jericó surge assim prontinho?

                            O modelo segue outro caminho.

O CAMINHO DO MODELO DA CAVERNA PARA A EXPANSÃO DOS SAPIENS (vá ler)

1.       Chegado dos primatas às cavernas;

2.       Desenvolvimento hominídeo por 10 milhões de anos;

3.      Ocupação ampla das cavernas;

4.      Mutação de EMAY (Eva Mitocondrial e Adão Y há 200 mil anos);

5.      Expansão dos sapiens;

6.      Pós-cavernas sem ruas;

7.       Pré-cidades com as primeiras ruas curvas;

8.      Cidades com ruas retas (como Jericó, o que necessariamente ocorre muito depois, tendo havido todos os passo precedentes).

Todavia, onde estão todas essas etapas intermediárias?

Ninguém foi capaz de apresentá-las, os chamados “elos perdidos”, muito mais que um.

Onde estão as pós-cavernas e as pré-cidades em volta de Jericó? Ou os primeiros morados vieram de longe? Não pode ter acontecido assim, sem mais nem menos, brotando magicamente do solo; deve ter havido desenvolvimento, fases anteriores, que precisam ser achadas. Jericó era, quando nasceu, a primeira cidade, A MAIS AVANÇADA DAS PÓS-CIDADES, ou pelo menos uma delas.

Por assim dizer, JERICÓ COALESCEU, como as sopas de coacervados; ela JUNTOU o que estava fora, foi-se se formando do não-existente antes. Onde está a Jericó não-existente? Pode parecer absurdo perguntar pela Linhares não-existente (como cidade), mas não é, porque tudo surge dum ajuntamento anterior que ainda não era cidade, ela um agrupamento. Onde está o povoado antes da cidade de Jericó? Os grumos de casas foram se juntando para formar a primeira cidade (se é que é ela).

As populações de [W] ou <W> (fase do degelo da Glaciação de Wisconsin) foram se juntando, mil anos antes do começo do fim dos gelos, e fundaram Jericó. Como tiveram tamanha audácia? Não é emocionante perguntar assim?

Vitória, sábado, 12 de fevereiro de 2005.

 

                            ONDE FICA JERICÓ (próximo do Mar Morto, em Israel)


                            JERICÓ AINDA É NOTÍCIA    

Jericó (arqueologia), sítio arqueológico, situado ao norte do mar Morto na Cisjordânia, onde foram encontradas diferentes colinas. As escavações mais antigas foram realizadas, em Tell Al-Sultan, por Kathleen Kenyon, em 1952. Com terras férteis e uma primavera constante, foi local de ocupação permanente entre 9000 a.C. até 1500 a.C.
Jericó, cidade da Cisjordânia, perto de Jerusalém, na borda setentrional do mar Morto. Jericó foi ocupada por Israel de 1967 até 1994, quando passou a subordinar-se ao governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP). Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

ARQUEOLOGIA DE JERICÓ

Dados Arqueológicos sobre Jericó

Jericó desperta a atenção de arqueólogos e estudiosos por ser uma das cidades mais antigas do mundo. As escavações as ruínas de Jericó foram conduzidas pelo Dr. John Garstang, diretor da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém, e do Departamento de Antigüidades do governo da Palestina (1929-36) e após a II Guerra Mundial, por Kathleen Kenyon.

DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA


JERICÓ HOJE (11 mil anos depois ainda está funcionando)


UM MAPA TOPOGRÁFICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário