quinta-feira, 31 de agosto de 2017


As Tensões Psicológicas Resolvidas em Jericó como Alvo

 

                            Veja, se Jericó foi a primeira (conhecida) cidade, antes dela existiram cavernas, pós-cavernas e pré-cidades, como já apontado, restando descobrir onde. Em todo caso, nenhuma cidade já surge pronta, terminada, especialmente na alta Antiguidade, porque elas tiveram uma evolução cheia de elos por enquanto perdidos.

                            JERICÓ TORNOU-SE CENTRO

·       Convergência (com as respectivas dificuldades a vencer) das figuras ou psicanálises;

·       Convergência dos objetivos ou psico-sínteses;

·       Convergência das produções ou economias;

·       Convergência das organizações ou sociologias;

·       Convergências dos espaçotempos ou geo-histórias.

Por quê as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empreendimentos; não havia ainda nenhum AMBIENTE, dado que foi a primeira cidade) acharam que podiam estar melhor lá, que seus objetivos tinham mais chances de se realizar, que podiam produzir mais e melhor, que as organizações os impulsionariam mais por lá e que de todo modo se desenvolveriam mais ali que em qualquer outro lugar?

Pois, veja, ninguém vai a um lugar para piorar. Mesmo se mudamos para uma cidade menos avançada (como nós, de Cachoeiro do Itapemirim para Linhares em 1963) é sempre para melhorar de vida. O que teria Jericó que era melhor que as pós-cavernas e as pré-cidades a que estavam acostumados? Então, Jericó tornou-se alvo, centro de círculos concêntricos de migrantes que para chegar a ela tiveram de resolver inúmeros focos de tensões humanas. Que problemas resolveram para tornar Jericó habitável? Agora seria uma das menores, dois mil ou três mil habitantes, sei lá, mas em volta havia cinco ou dez milhões de humanos não menos exigentes que nós. Lembre-se que Jericó era a cidade mais avançada, sempre, pois não havia sequer outra; mas certamente era menos avançada que as pré-cidades de antes. Que é que faz as pessoas abandonarem o conforto de antes para embarcar na aventura da urbanização, que nem sabiam se iria dar certo?

Vitória, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário