segunda-feira, 28 de agosto de 2017


Preparando o Pedido de Verbas de Pesquisa da Ligação Suméria-China

 

                            Seguindo o que está colocado nos textos encadernados com o título de Sinais de um Projeto (Dos Cuneiformes aos Ideogramas), registrado em nossos nomes, de Clara e meu na Fundação Biblioteca Nacional, com Certificado de Registro ou Averbação nº registro 337.286, livro 619, folha 446, protocolo anexo.

                            ESTAS LINHAS DE PESQUISA

1.       A partir dos textos cuneiformes conhecidoS colocar por cima folhas de papel-manteiga e desenhar com pincéis como se fossem ideogramas chineses e pedir a chineses (de preferência pessoas do povo, que não vão fazer superesforço) que leiam;

2.       Ao contrário e complementarmente, a partir dos caracteres de hoje com pequenas cunhas desenhar em barro molhado como se fossem cuneiformes, secar e pedir a professores de história que conheçam a antiga escrita suméria - sem que eles tenham sido informados do projeto - que leiam, dizendo serem placas descobertas recentemente;

3.      Haveria similaridades entre a fala dos iraquianos de hoje descendentes dos sumérios e os atuais chineses? Não se levando em conta as palavras de cada língua, mas apenas o sons e os contrastes entre eles, as duas línguas se pareceriam?

4.      Finalmente, as duas linhas de iraquianos e chineses contemporâneos convergiriam há 4.450 anos, de acordo com os depósitos genômicos de ambos os povos? Seria preciso tomar quantidades estatisticamente relevantes de gente e fazer os testes com os genomas, especialmente com as mitocôndrias de mulheres (deve-se testar não apenas os chineses, mas também os povos em volta).

Vitória, sábado, 29 de janeiro de 2005.

 

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

BOLSAS DE ESTUDO - PÓS-GRADUAÇÃO
Roteiro de Bolsas - Pós-graduação
Conheça opções de subsídio para quem já cursou a faculdade

AS UNIVERSIDADES QUE OLHAR (não consegui pegar todas, é preciso escolher atentamente, elaborar o projeto com cuidado, verter ao inglês e enviar pela Internet ou registrado através dos Correios)

·       Da Europa (de preferência, devido ao século de brilho que espero para lá):

Universidade Católica de Louvain, nome de duas instituições paralelas de ensino superior situadas em Louvain (Bélgica), sendo que uma emprega para o ensino a língua holandesa e a outra, o francês. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Universidade de Barcelona, instituição de ensino superior localizada em Barcelona. Fundada em 1450 por Afonso V, rei da coroa de Aragão, é atualmente uma das principais universidades da Espanha pelo número de alunos. É dividida em quatro campus, Centro Cidade, Pedralbes, Bellvitge e Vall d’Hebron e estruturada em cinco divisões temáticas.
Universidade de Berlim, instituição de ensino superior localizada em Berlim. Foi instituída, em 1810, como Universidade Real Frederico Guilherme, em homenagem a Frederico Guilherme III, e seu primeiro reitor foi Joham Gottlieb Fichte.
Universidade de Bolonha, universidade italiana situada em Bolonha. Fundada no século XI, é a mais antiga do mundo. Seus primeiros estatutos são de 1317, tendo a Faculdade de Leis como primeiro e principal departamento. A Universidade adquiriu grande importância no final da Idade Média. A biblioteca, fundada em 1712, contém volumes encadernados e milhares de manuscritos e incunábulos.
Universidade de Cambridge, Inglaterra. Fundada no século XIII, a Universidade de Cambridge é uma das instituições educacionais mais antigas da Europa e de maior prestígio no mundo. Entre seus alunos famosos destacam-se: Charles Darwin, John Maynard Keynes, Oliver Cromwell e John Milton.Encarta Encyclopedia Arvind Garg
Universidade de Copenhague, instituição dinamarquesa de ensino superior situada em Copenhague. A universidade se mantém com fundos públicos e contribuições de fundações privadas; os estudos são gratuitos.
Universidade de Estrasburgo, instituição francesa de ensino superior. Foi fundada em 1538, como Academia de Estrasburgo, e transformada em universidade em 1621. É composta por três unidades independentes, sob a jurisdição do Ministério da Educação, e mantida pelo Governo.
Universidade de Madri, instituição estadual de ensino superior, localizada em Madri, Espanha. A Universidade encontra-se sob a jurisdição do Ministério de Educação e, mesmo contando com fontes de recursos privados, seu orçamento precisa ser aprovado pelo ministério.
Universidade de Oxford, instituição de ensino superior britânica. A mais antiga do mundo de língua inglesa, tem sua sede em Oxford, Oxfordshire. Nas últimas décadas do século XII, a cidade de Oxford era um importante centro docente.
 
Universidade de Roma, instituição de ensino superior situada em Roma, Itália. Foi fundada, em 1303, pelo papa Bonifácio VIII e permaneceu sob autoridade papal até 1870, quando o governo italiano assumiu seu controle.
Universidade Lomonossov, instituição autônoma russa de ensino superior, fundada em 1755 pelo cientista Mikhail Vassilievitch Lomonossov. Com sede em Moscou, a universidade, que é financiada pelo Estado, conta com cursos de Biologia, Química, Cibernética, Economia, Línguas Estrangeiras, Medicina Geral, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Direito, Mecânica, Matemática, Física, Psicologia, Sociologia e Geologia, contando também com um Instituto de Estudos Asiáticos e Africanos.
Universidades de Paris, instituições de ensino superior financiadas pelo Estado, compreendem 13 unidades autônomas, localizadas em várias regiões da cidade de Paris. Fundadas formalmente em meados do século XII, organizaram-se ao redor de diversas escolas próximas à catedral de Notre-Dame.
Universidade de Lisboa, criada por dom Dinis I (1279-1325), rei poeta que, em 1º de março de 1290, fundou o Estudo Geral de Lisboa, sancionado por bula do papa Nicolau IV. Entre 1308 e 1377, funcionou em Lisboa e Coimbra, alternadamente.

·       Dos EUA:

Universidade da Califórnia, instituição pública norte-americana de ensino superior, que possui campus situados em toda a Califórnia: em Berkeley, Davis, Irvine, Los Angeles, Riverside, San Diego, São Francisco, Santa Bárbara e Santa Cruz.
Universidade de Colúmbia, instituição de ensino superior norte-americana, situada em Nova York. Criada, em 1754, como Kings College, através de uma carta de constituição concedida pelo rei Jorge II da Grã-Bretanha e Irlanda.
Universidade de Cornell, instituição norte-americana de ensino superior situada em Ithaca, Nova York. É uma das oito universidades da Costa Leste dos Estados Unidos que formam o tradicional grupo conhecido como Ivy League.
Universidade de Harvard, instituição de ensino superior, a mais antiga dos Estados Unidos, situada em Cambridge, Massachusetts. Fundada em 1636, três anos mais tarde recebeu o nome atual em homenagem ao clérigo inglês John Harvard, primeiro benfeitor do centro.
Universidade de Princeton, instituição norte-americana de ensino superior, situada em Princeton, New Jersey. Foi fundada em 1746 com o nome de College of New Jersey. É a quarta universidade mais antiga dos Estados Unidos. Localizada primeiro em Elizabeth e mais tarde em Newark, mudou-se para Princeton em 1756 e em 1896 foi denominada oficialmente Universidade de Princeton.
Universidade de Yale, instituição de ensino superior, a terceira mais antiga dos Estados Unidos, localizada em New Haven, Connecticut. Fundada em 1701 como college de Connecticut, em Killingworth, recebeu o nome de Colégio de Yale, em 1716, em homenagem a seu benfeitor, o comerciante inglês Elihu Yale.

·       Do Japão (não achei nenhuma, mas devem existir inúmeras boas por lá, embora recentes);

·       Da China (com a vantagem de ser um dos dois pólos e ter muitos campos de pesquisas);

·       De São Paulo.

Universidade de São Paulo, situada na capital do estado de São Paulo. Foi criada pelo decreto 6283, de janeiro de 1934, no governo de Armando de Sales de Oliveira, seguindo o plano de Fernando de Azevedo.
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), localizada na cidade de Campinas, importante pólo industrial do estado de São Paulo. Foi instalada em 5 de outubro de 1966, priorizando a formação de profissionais liberais, para atender ao processo de urbanização, com os cursos de Direito, Medicina e Engenharia Civil.
Harvard quer mais alunos estrangeiros: São Paulo - Processo seletivo, salários de professores, mensalidades e políticas de cotas para negros. Foram esses alguns dos temas debatidos nesta quarta-feira por um grupo reitores de universidades brasileiras e o reitor de Harvard, Lawrence Summers, que veio a São Paulo para uma série de rápidos encontros com representantes da área da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário