segunda-feira, 28 de agosto de 2017


A Lagoona da Flecha do Iucatã

 

Veja aí fotos e desenhos da Internet tentando seqüenciar a queda bem documentada de Iucatã, México. Lá também se formou uma lagoona, que é das mais interessantes, pois a flecha extinguiu 70 % da Vida há 65 milhões de anos e agora presenciamos toda essa diversidade incrível, dizem que trinta milhões de espécies.

Deve ter morrido quase tudo até bem perto dos antípodas, não apenas em virtude do impacto direto como também dos conflitos da Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, Vida no centro – não existia ainda Vida-racional). Tudo nas Américas deve ter sido destroçado, especialmente na América Central e do Norte, que estão mais perto, e no noroeste da América do Sul.

Até quão longe terão ido as ondas?

Aquelas, sim, eram ondas de verdade, dizem que de 500 m de altura. Devem ter varrido o Globo inteiro várias vezes até amainar, arrastando tudo no caminho. Somente nos antípodas e no alto dos morros sobreviveram as espécies, possivelmente. E no fundo do mar, apesar de tudo, mas os peixes e os mamíferos marinhos terão sido jogados de um lado para outro e mortos quase todos.

Veja que pela foto com graus de longitude e de latitude dá para ver que o diâmetro é de, grosso modo, 1,5º, cada grau tendo 111 km, portanto, uns 166 km de largura, o que dá raio de pouco mais de 80 km, daí 20 mil km2 de área, da qual metade em terra; e perímetro de uns 500 km. A metade de terra é umas 2,5 vezes a área atual de Linhares, no ES, o maior município do estado. Não era pouco. De fato, pelo tamanho que dizem que tinha, 16 km, deveria gerar fossa de 320 km de largura e não 80 km. Ou era menor ou não descobriram tudo ou calcularam errado a proporção. E calhou que por ser na praia definiu uma lagoona de borda continental, tal como a de Linhares que, no entanto, é natural da glaciação.

Como a lagoona do Iucatã foi preenchida? Como a Vida geral veio de longe, 70 % de redução, preencher a lagoona? Que tipo de modificações a flecha ocasionou? Há muitas perguntas a fazer. De fato, é apaixonante. Acho que os geólogos vão se divertir demais, não só com essa como com todas as outras que serão fatalmente descobertas, agora que acharam a primeira.

Vitória, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2005.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário