quinta-feira, 31 de agosto de 2017


A Valentia de Jacó

 

                            JACÓ/ISRAEL              

Jacó, no Antigo Testamento, um dos patriarcas israelitas, filho de Isaac e Rebeca e neto de Abraão. Desposou Léia e Raquel, as quais, junto com suas servas, lhe deram 12 filhos, os patriarcas das 12 tribos de Israel. O nome Israel lhe foi atribuído por um adversário contra quem lutou (Gên. 32,24-32).
Jacob, in the Old Testament, one of the Hebrew patriarchs, son of Isaac and Rebekah, and grandson of Abraham. After depriving his brother Esau of their father's blessing and of his birthright by trickery, Jacob fled to the house of his uncle, Laban, where he worked for many years, and married Laban's daughters, Leah and Rachel. © 1993-2003 Microsoft Corporation. All rights reserved.

Já traduzi na Rede Cognata muitas vezes, mas me causa tanta impressão que volta-e-meia retorno ao assunto.

Está em Gênesis, 32.

Diz: “Jacó prosseguiu o seu caminho e encontrou uns anjos de Deus”. Isso é o que lemos corriqueiramente em português, traduzido do hebraico ou de que língua seja, depois de (somando as datas) 3,7 mil anos. Entrementes, o que lemos em cognato é bem diferente e conta outra história: DOR SEGUIU SEU CORPO E ENCONTROU UNS INFARTOS DA DOENÇA. As traduções seriam muitas e todas devem ser válidas.

Com o título de “Luta de Jacó com o anjo” (= DOR DE JACÓ COM O INFARTO) a Bíblia católica diz, 32, 23: “Vendo que não podia vencê-lo, tocou-lhe aquele homem na articulação da coxa e esta deslocou-se, enquanto Jacó lutava com ele”. E em 32, 30: “Jacó chamou àquele lugar Fanuel: ‘porque, disse ele, eu vi a Deus face a face, e conservei a vida’” = PORQUE (...) EU VI A DOENÇA INFARTO A INFARTO, E CONSERVEI A VIDA.

O QUE DESPONTA É ISTO

1.       Jacó sofreu sucessivos infartos, pois tinha uma “doença” (do coração);

2.       Lutou com o infarto, teve dores, conservou a vida, mas à custa de sequelas ou consequências, por exemplo, mancar de uma perna.

E se diz que ele “subiu a escada” = SENTIU A MORTE.

De fato, deve ter sido uma experiência particularmente ruim naqueles tempos em que qualquer um que tivesse infarto morria mesmo, como até recentemente.

Foi de extrema valentia e lutou a noite inteira. Quem é religioso vai poder entender melhor ao acompanhar o conjunto da vida dele, porque nunca leio tudo.

Vitória, quinta-feira, 24 de fevereiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário