segunda-feira, 28 de agosto de 2017


CG ou MG da Mineração pelos Rios

 

Computação gráfica ou modelação computacional.

PUC-RS

Origens da Computação Gráfica
A Computação Gráfica está presente em todas as áreas, desde os mais inconsequentes joguinhos eletrônicos até o projeto dos mais modernos equipamentos para viagens espaciais, passando também pela publicidade, com as mais incríveis vinhetas eletrônicas e pela medicina onde a criação de imagens de órgãos internos ao corpo humano possibilitando o diagnóstico de males que em outros tempos somente seria possível com intervenções cirúrgicas complicadas e comprometedoras.
Parece existir consenso entre os pesquisadores da história da Computação Gráfica de que o primeiro computador a possuir recursos gráficos de visualização de dados numéricos foi o "Whirlwind I" (furacão), desenvolvido pelo MIT. Este equipamento foi desenvolvido, em 1950, com finalidades acadêmicas e também possivelmente militares pois logo em seguida o comando de defesa aérea dos EUA desenvolveu um sistema de monitoramento e controle de voos (SAGE - Semi-Automatic Ground Enviroment) que convertia as informações capturadas pelo radar em imagem em um tubo de raios catódicos (na época uma invenção recente) no qual o usuário podia apontar com uma caneta ótica. Ocorre que nesta época os computadores eram orientados para fazer cálculos pesados para físicos e projetistas de mísseis não sendo próprios para o desenvolvimento da Computação Gráfica.
Em 1962, surgiu uma das mais importantes publicações de Computação Gráficade todos os tempos, a tese do Dr. Ivan Sutherland ("Sketchpad - A Man-Machine Graphical Communication System"), propunha uma forma de inteção muito semelhante ao que hoje chamados de interfaces WIMP – Window-Icon-Menu-Pointer.
Esta publicação chamou a atenção das indústrias automobilísticas e aeroespaciais americanas. Os conceitos de estruturação de dados bem como o núcleo da noção de Computação Gráfica interativa levaram a General Motors a desenvolver o precursor dos primeiros programas de C.A.D. Logo em seguida diversas outras grandes corporações americanas seguiram este exemplo sendo que no final da década de 60 praticamente toda a indústria automobilística e aeroespacial se utilizava de softwares de CAD.

Veja, pouco mais de duas gerações depois, em pouco mais de 60 anos, 70 a completar em 2020 e já vimos coisas do arco-da-velha, assombrosas mesmo, poucos filmes agora passam sem ela.

Agoraqui estamos falando da CG/MC dos paralelepípedos da mineração pelos rios. Os geólogos verão instantaneamente, inclusive espacialmente em suas mentes, conseguirão modelos mentais que se aproximarão dos reais quando definidos, apenas ligeiramente desfocados.

Falo em nome das crianças e dos jovens adultos e alguns familiares menos capazes de visualizações, e dos estudantes, bem como para exposições a investidores quando desejem ver os modelos ou em feiras tecnocientíficas.

ISTO, SÓ QUE PARA RIOS (na realidade, os cursos serpenteantes deles os mostrarão no mesmo espaço como várias linhas, muitas delas oscilando por todo o paralelepípedo). Algumas vezes, inclusive, cobrejarão acima do solo atual.

Resultado de imagem para computação gráfica subterrÂNEOS

Magnífico, magnífico.

E pensar que os tecnocientistas deixaram passar e foi o roceiro aqui quem viu: veja, o ser humano pode fazer em qualquer parte, com ou sem ajuda da tecnociência.

Vitória, segunda-feira, 28 de agosto de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário