domingo, 27 de agosto de 2017


Mineração de Diamantes no Brasil

 

                            NO PLANALTO BRASILEIRO, NÃO...


NO PLANALTO DA GUIANA, NÃO...


Nem em qualquer planalto, em qualquer lugar do planeta, porque sendo o planalto um dentão cravado no manto este não pode fazer passar por ele os diamantes produzidos muito lá para dentro em temperaturas extraordinariamente elevadas.

... E AQUI TAMBÉM NÃO (nem adianta procurar)


O DENTÃO DO CRÁTON (ou planalto) – ele fica enterrado no manto e este não consegue fazer atravessar, através de vulcões e fissuras, os materiais quentes de dentro que trazem os diamantes formados.


 

 

 

 

 

 

 

 

 


Só se vai encontrar nas bordas (porque os rios fizeram o trabalho de minerar durante bilhões de anos, lavando toda a superfície – e a menos que caia um meteorito para revolver nada mais pode ser tirado) e nos poços de diamantes, como já descrito.

Assim, as chances do Brasil e de outros lugares com planaltos é pequena, mas onde ocorrem terremotos (os maremotos são tremores profundos, dentro d’água e se dão até muito abaixo do nível do mar) e onde há vulcões a chance é grande.

GRANDES CHANCES NA CALIFÓRNIA


MONTE HELENA, NO ESTADO DE WASHINGTON (como a mais recente erupção é atual, novíssimos diamantes – em termos de se apresentarem à superfície, pois podem estar prontos há milhões de anos - devem estar por lá)

O Monte Santa Helena é um vulcão ativo localizado na Serra Cascade, no oeste dos Estados Unidos. Depois de permanecer inativo desde 1857, a montanha entrou em erupção em maio de 1980, causando a morte de 57 pessoas e muitos estragos no sudoeste do estado de Washington. Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.  © 1988-1999 Microsoft e/ou seus fornecedores. Todos os direitos reservados.

REGIÃO FÉRTIL PARA MINERAR


Mas nisso o Brasil, infelizmente, ficou privado. Naturalmente há muitos diamantes na crosta do cráton, na rocha dura; superficialmente é difícil, exceto naqueles lugares dos poços de diamantes onde os rios por bilhões de anos depositaram. De fonte recente é difícil.

Contudo, nos poços de diamantes podem existir muitos.

Vitória, sexta-feira, 28 de janeiro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário