quarta-feira, 30 de agosto de 2017


O Pantanal do Rio Grande do Sul

 

                            Mostrei que no Canadá não faz muito tempo foi um pântano imenso, como no Pantanal Mato-grossense ainda é e em tantos outros lugares foi. Para meu espanto – porque não aparece nos mapas - o artigo de Internet abaixo fala de muitas lagoas no RS, “118 mil corpos d’água” (rios, lagoas).

MAPA DO RS EM MÁXIMA ESCALA NO ATLAS (em um metro para cada 2.000 km aparecem só a Lagoa dos Patos e a Lagoa Mirim)


MAS AQUI APARECE UM PUNHADO (no entanto, deveriam ser muito mais, tanto naquele estado quanto na Argentina, Uruguai, Paraguai e em toda parte)


Deveríamos esperar tais conjuntos de lagoas em todo lugar onde foi Lobato; no caso da América do Sul, onde esteve o Lobato da América do Sul, LAS, que se situava a oeste e não era só esse “pequeno” do Mato-Grosso do Sul e sim outro muito maior, com milhões de quilômetros quadrados. Deveriam ser milhares e milhares mesmo de lagoas, por toda a área onde ficou antigamente o Lobato da América do Sul, que teria tido extensão de metade da América do Sul.

Antes não teríamos podido prever, mas agora sim; não só na América do Sul, mas na América do Norte, na África, em toda parte onde eles existiram.

Vitória, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005.

 

                            NOTÍCIA

Colar de águas no litoral, a herança de 200 mil anos
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado do país em corpos de água. Só perde para o Pará. Considerando-se arroios e rios, existem 118 mil corpos de água diferentes, segundo um levantamento baseado em fotos de satélite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário