domingo, 27 de agosto de 2017


Diamantes nas Fissuras

 

A CORDILHEIRA MESO-ATLÂNTICA (também chamada de Dorsal MA)


Ora, os diamantes são formados em condições muito especiais:

1)       Presença de carbono;

2)      Altas pressões;

3)      Grandes temperaturas.

Isso é justamente o que temos no interior da Terra aonde, no núcleo mais interno, as temperaturas chegam a 6,65 mil graus ºC, segundo a Encarta em inglês. Então, é nesse interior que são formados os diamantes, trazidos à superfície através das rachaduras ou fissuras, e dos vulcões, ou arrancados pelos meteoritos dos depósitos anteriores na crosta. Um lugar onde existe uma fissura de 20 mil km, de um pólo a outro, é no meio do Oceano Atlântico, de Sul a Norte (ou vice-versa) na assim chamada Dorsal Meso-Atlântica, uma cordilheira imensa e muita recortada. É seguramente uma mina de diamantes, constituindo-se na maior ou numa das maiores.

Naturalmente não é nada fácil minerar ali, a tal profundidade e com as correntezas características, porisso será preciso enviar robôs que agüentem as tremendas temperaturas e pressões. Em todo caso, como o solo perto da fenda é de recente formação, não tem grande espessura nem está supremamente endurecido, de modo que será mais fácil escavar.

MUITO RECORTADO


UM RETRATO DE COSTAS (pelo lado do Pólo Sul)


São até centenas de milhares de quilômetros de comprimento para todas as fendas (a maioria nos mares e oceanos), com muitos quilômetros recentes de largura. No Atlântico a largura mais extensa é de dois mil quilômetros de cada lado, os depósitos mais antigos sendo justamente ao largo das linhas-de-costa ou praias do Brasil e da África, por exemplo.

Vitória, sexta-feira, 28 de janeiro de 2005.

 

ANEXO: O DIAMANTE

Diamante
Carmen Takada
Repleto de simbologias, o diamante é a pedra preciosa mais cobiçada pelas mulheres. Conhecido há mais de três mil anos, ele é formado por carbono puro, cristalizado em elevadíssima temperatura e pressão, ocorridas na formação do planeta. Em média, é necessário extrair 250 toneladas de minério para se produzir um quilate de diamante lapidado de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário