Potencialização das
Passagens de ASC
Como Gabriel quer
participar das filmagens (se acontecerem) de ASC, Adão Sai de Casa, faz todo sentido passarmos ponto por ponto cada
capítulo, comprando um caderno para anotar as impressões.
Por exemplo, ele
acha muito plástica a passagem em que Adão entra no console, os fios de luz
penetram na cabeça dele e ele vê todas as galáxias e as constelações, todas as
evoluções, todo o crescimento das espécies e tudo mesmo que há dentro da parte
interna (a nossa metade, dentro do universo em que estamos, digamos) da
Criação, pois há uma parte externa, em que Deus está projetando novos universos
do Pluriverso.
O que significaria
essa exponencialização?
Seria dilatar
exponencialmente cada ponto, transformá-lo numa esfera e depois compactar tudo
isso numa passagem pequena do filme. Seria desenvolver e desenvolver cada
minúsculo ponto até ter dele total compreensão, total domínio, de modo que todo
ele fluísse superlativamente da cabeça do diretor para as emoções do público. Pegar
um ponto, multiplicar por 1.000 e compactar em 10, de modo a caber na
seqüência. Essa passagem em especial seria superdilatada dentro do espectador,
assim como se ele estivesse tendo uma “percepção extra-sensorial” (e é, mesmo,
pois vem da cabeça do diretor e do trabalho de muitos outros), uma epifania,
uma gravação superior em volume ao que cabe no que é mostrado. Depois, quando o
espectador se detivesse subseqüentemente muitas vezes na passagem, ele poderia
ver os desdobramentos, se estivesse atento, o que permitira assistir os filmes
muitas vezes, sem que ele perdesse o charme, perda que vem do aplainamento pela
memória. Olhando e reolhando ele sempre descobriria dimensões novas. Haveria
sempre uma dimensão de (1000 – 10 =) 900 para ver e onde procurar.
Então, não podem ser
quaisquer pontos, porque a escolha criará uma LINHA DE DEMONSTRAÇÃO, aquela do
diretor, que pode suplantar ou distorcer a intenção do texto, substituindo-a
por outra. A isso se chama FIDELIDADE, a obediência às intenções do autor. Caso
não haja fidelidade outras filmagens serão feitas posteriormente e aquela não
será a definitiva. O diretor pode achar divertido seguir outra linha, mas esse
conflito o distanciará da satisfação do público.
Vitória, sábado, 12
de fevereiro de 2005.
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