terça-feira, 29 de agosto de 2017


A Sobrevivência da Tecnarte Mais Apta

 

CONSIDERANDO AS TECNARTES (só identifiquei 22 até agoraqui)

1.       DA VISÃO (7): poesia, prosa, desenho, pintura, fotografia, moda, dança, etc.;

2.       DO PALADAR (4): comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.;

3.      DO OLFATO (1): perfumaria, etc.;

4.      DA AUDIÇÃO (2): discursos, músicas; etc.;

5.      DO TATO (8): cinema, teatro, decoração, paisagismo/jardinagem, urbanismo, arquiengenharia, esculturação, tapeçaria, etc.

Todas querem futuro, todas evoluem, todas criam, todas se arvoram a ser a maior e a melhor, todas traem as demais (mesmo que num grau mínimo, assintótico do não), todas se projetam, todas têm descendência, todas buscam atrapalhar as outras. Afinal de contas isso se chama LUTA pela sobre-vivência DA MAIS APTA.

TUDO QUE A EVOLUÇÃO É

·       Luta, por vezes acirradíssima, mesmo que se finja o contrário e se dê tapinhas nas costas;

·       Sobrevivência (o que se busca é VIVER-ALÉM-DE, sobre-viver, estar vivo quando os outros já estejam mortos);

·       Da MAIS (maior e melhor, assim consagrada pela reverência das demais);

·       Aptidão (pela qual se luta, quer dizer, tanto por informação quanto por controle).

Podemos abrandar, podemos fingir, podemos traduzir em eufemismos ou circunlóquios ou rodeios – mas no fundo é tão direto quanto isso.

Parece que, por enquanto, o Cinema geral vai ganhando, pois se tornou amplamente disseminado em todos os países, particularmente com a invenção de novos suportes (tela de cinema, TV aberta e fechada, computador, vídeo, CD, DVD, etc.). Merece ser contada essa história do Cinema, quer dizer, as suas guerras por precedência e por sobre-vivência, por suplantar e anular as outras formas (que, no meu pensamento, estão hoje fatalmente atrasadas e até caducas, exceto quando, justamente, associadas ao Cinema).

Vitória, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2005.

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