A Sobrevivência da Tecnarte Mais Apta
CONSIDERANDO AS TECNARTES
(só identifiquei 22 até agoraqui)
1. DA VISÃO
(7): poesia, prosa, desenho, pintura, fotografia, moda, dança, etc.;
2. DO PALADAR
(4): comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.;
3. DO OLFATO
(1): perfumaria, etc.;
4. DA AUDIÇÃO
(2): discursos, músicas; etc.;
5. DO TATO
(8): cinema, teatro, decoração, paisagismo/jardinagem, urbanismo,
arquiengenharia, esculturação, tapeçaria, etc.
Todas
querem futuro, todas evoluem, todas criam, todas se arvoram a ser a maior e a
melhor, todas traem as demais (mesmo que num grau mínimo, assintótico do não),
todas se projetam, todas têm descendência, todas buscam atrapalhar as outras.
Afinal de contas isso se chama LUTA pela sobre-vivência DA MAIS APTA.
TUDO QUE A EVOLUÇÃO É
·
Luta, por vezes acirradíssima, mesmo que se
finja o contrário e se dê tapinhas nas costas;
·
Sobrevivência (o que se busca é
VIVER-ALÉM-DE, sobre-viver, estar vivo quando os outros já estejam mortos);
·
Da MAIS (maior e melhor, assim consagrada
pela reverência das demais);
·
Aptidão (pela qual se luta, quer dizer, tanto
por informação quanto por controle).
Podemos
abrandar, podemos fingir, podemos traduzir em eufemismos ou circunlóquios ou
rodeios – mas no fundo é tão direto quanto isso.
Parece
que, por enquanto, o Cinema geral vai ganhando, pois se tornou amplamente
disseminado em todos os países, particularmente com a invenção de novos
suportes (tela de cinema, TV aberta e fechada, computador, vídeo, CD, DVD,
etc.). Merece ser contada essa história do Cinema, quer dizer, as suas guerras
por precedência e por sobre-vivência, por suplantar e anular as outras formas
(que, no meu pensamento, estão hoje fatalmente atrasadas e até caducas, exceto
quando, justamente, associadas ao Cinema).
Vitória,
quarta-feira, 09 de fevereiro de 2005.
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