segunda-feira, 14 de agosto de 2017


Na Ponta da Língua

 

                            Relativamente ao D-800 (Dicionário 800) e ao D-8000 (idem, para oito mil palavras), atualmente paralisados, há agoraqui a chance de criarmos um instituto com esse nome.

                             EM CADA CASA, EM CADA CANTO (diz a propaganda de Natal de A Tribuna, Vitória, ES).

·       AVANÇO: no sentido de estar na frente, no limiar, na divisa mesmo, na extremidade, na porção mais avançada;

·       PRONTIDÃO: no sentido de resposta imediata, sem delongas.

                           Pois a Língua geral, como já cansamos de dizer, é importantíssima, é fundamental; a expressão no vernáculo (adjetivo. 1 próprio de um país, nação, região Ex.: <língua v.> <costumes v.> 2, Derivação: sentido figurado. Diz-se de linguagem correta, sem estrangeirismos na pronúncia, vocabulário ou construções sintáticas; castiço. Substantivo masculino 3 a língua própria de um país ou de uma região; língua nacional, idioma vernáculo Ex.: o ensino do v.), aquela de que nos servimos, mais fundamental ainda para nós, pois firma nossas bases.

                           Ora, há aí milhões de oportunidades de investimentos e ganhos, embora se dê atualmente pouca importância. É uma mina bem à vista, os veios brilhando à luz do Sol, as pepitas rolando na areia diante de nós. Esse instituto ou escola - dedicada exclusivamente à língua, a editar livros, a dar aulas, a realizar palestras, a fazer vídeos-documentários, a publicar jornal da língua, a tudo que girasse em volta da língua – atenderia a alunos, a professores, a profissionais, a empresários, a governantes do Executivo, a legisladores do Legislativo, a juízes do Judiciário, a todos e a cada um, inclusive estrangeiros. Endereço real e endereço virtual, jornal da língua na Internet, sítio, publicação de dicionários e de enciclopédias (sobre quem trabalha na área) – há milhões de oportunidades.

                           O nome da empresa seria mesmo esse, registrado no INPI. 

Instituto NA PONTA DA LÍNGUA

Vitória, segunda-feira, 13 de dezembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário