sexta-feira, 11 de agosto de 2017


Expedições de Caça

 

                            De onde vieram as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (cidades/municípios, estados, nações e mundo)? As coisas formam-se, evoluem, mudam, aprimoram-se. Como as empresas, mais recente das pessoas, se formaram?

FORMAÇÃO DA PRODUÇÃORGANIZAÇÃO GOVERNEMPRESARIAL (como um par oposto/complementar oscilante)

·       Formação agropecuária/extrativista;

·       Formação industrial:

1.       Durante a Antiguidade (até 476);

2.       Durante a Idade Média (até 1453);

3.      Durante a Idade Moderna (até 1789);

4.      Durante a Idade Contemporânea (até 1991);

·       Formação comercial;

·       Formação dos serviços;

·       Formação dos bancos:

1.       Desenvolvimento escravista;

2.       Concepção feudalista;

3.      Entendimento capitalista (três ondas)        PASSADA        

4.      Constituição socialista;                                      FUTURA

5.      Gênese comunista;

6.      Caráter anarquista.

Os primatas formaram as duas primeiras pessoas, os hominídeos as duas últimas. Como os hominídeos decerto caçavam, terá se dado essa formação inicial na caça. As mulheres ficavam, os homens iam, mas toda a tribo se envolvia nas preparações. Deviam ir como uma flecha, no cerco transformando-se numa torquês, com duas alas em chifre. Havia o CHEFE DE CAÇA e o grupinho dele (como na retaguarda havia a mãe dominante e o grupinho dela), de onde emergiram os reis e a nobreza. Certamente havia cavadores de fossas, preparadores das lanças de fundo, preparadores de armas de caça, vigilantes (todos geraram profissões posteriormente) e demais gente para uma quantidade de tarefas. Não era nada simples, nem à Bangu; nada de confuso ou destrambelhado, desorganizado, destorcido. O planejamento era meticuloso e rendeu na atualidade as reuniões de diretoria. Cada detalhe era sopesado, porque vidas estavam em jogo; e não quaisquer umas e sim dos 10 a 20 % que constituíam o grupo dos guerreiros. Levavam mais tempo preparando-se (durante esse tempo faziam filhos) que caçando propriamente.

Cada qual tinha sua tarefa, que cumpria conscienciosamente, com perfeita consciência de pertinência. Tendemos a ver aquela gente como estúpida, mas eles eram mais compenetrados que nós, porque não havia folgas que a civilização trouxe, por exemplo, heranças e subsídios que levam a relaxamento. A tribo eram compenetrada em tudo. Em particular as expedições de caça eram mais extraordinárias que as guerras de depois (e foi de lá que veio a capacidade de organização das expedições de caça psicológica ou de predação racional). Era preciso levar água, as drogas-de-caça (veja neste Livro 103 o artigo Drogas de Caça e de Coleta), as armas recuperadas ou novas, as defesas e tudo mais. Como não havia papel, nem escrita, nem qualquer modo de fazer muitas marcas, os homens todos deviam estar convictos do plano geral e de seu papel particular nele, de que raramente se desviavam, porque não havia muita gente para substituir.

Em resumo, as expedições de caça devem ser superestudadas e esmiuçadas EM SUPERDETALHES, de tal modo que nelas e na evolução delas vejamos as precursoras das empresas de hoje.

Vitória, domingo, 05 de dezembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário