domingo, 13 de agosto de 2017


A Problemática Geo-História de WM

 

                            Como tenho afirmado repetidamente, quem lega futuro é quem enfrenta problemas; sem problemas não há soluções, não há avanço.

                            AS SOLUÇÕES POSSÍVEIS NA CULTURA OU NAÇÃO

·       Soluções populares;

·       Soluções das elites;

·       Soluções para o povelite (indicando FLUXO DEMOCRÁTICO entre um e outras);

·       Metassoluções (soluções que estudam o modo de solucionar ou resolver problemas).

WM é o Wal-Mart.

WM (sítio oficial)


Segundo dizem, o faturamento anual da empresa chega aos 200 ou 300 bilhões de dólares, mais do que muitas nações.

Agora a WM está se instalando na Reta da Penha, Vitória, Espírito Santo, Brasil, e as empresas supermercadistas locais estão preocupadas. Fizeram de tudo, inclusive intervir no processo legislativo do município/cidade de Vitória para tentar impedir a instalação. Um jornal de bairro local (Jornal Calçadão, nº 51, novembro/dezembro de 2004) se meteu de permeio e coloco o exemplar em anexo.

Acontece que o WM atravessou inúmeras crises desde o seu começo e ter se tornado tão grande quer dizer alguma coisa: os patamares sucessivos dessas crises e o redimensionamento constante da vontade de enfrentá-las é proveitoso para o mundo. Durante sua trajetória no tempo e no espaço a WM e seu fundador Sam Walton (que a criou em 1962) estabeleceram novos parâmetros ou paradigmas, não só nos EUA como no mundo todo. Tendo chegado ao Brasil em 1995 está se espalhando furiosamente. Beneficia o povo, é isso; vende barato e cresce. Ganha no volume e ajuda muita gente. Evidentemente não é santa, mas ajuda.

È preciso que os geo-historiadores se acostumem a contar a GH sob essa ótica dos tropeços, dos becos-sem-saída dos quais saírem os vitoriosos de agora; sob a ótica da confusão e dos conflitos vencidos; sob a ótica dos embates e das guerras travadas, porque tudo isso fala de aptidão, capacidade de deixar descendentes.

Vitória, terça-feira, 21 de dezembro de 2004.

 

O CAIPIRA SAM WALTON CRIA UM MITO (um modelo de produzir e organizar, que ninguém tinha visto)

Wal-Mart, o enigma empresarial - 27/5/2004
Esqueça quase tudo o que você aprendeu sobre capitalismo moderno e gestão corporativa.
Números que fazem do Wal-Mart o varejista mais temido do mundo.
Faturamento:
US$ 256 bilhões, o maior do planeta;
Fonte: Ivan Martins e Patrícia Cançado / ISTOÉ Dinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário