Testes Viciados
Chamei
os atualmente conhecidos testes de QI (quociente de inteligência) de testes
QIMC (de inteligência, memória e controle).
Suponha
que a pessoa seja uma caixa preta, um paralelepípedo de 3 x 4 x 5 metros = 60 m3.
De quê? As pessoas fazem testes, perguntas dirigidas que tentam extrair
respostas de dentro do desconhecido, a caixa preta. As personalidades são
extraordinariamente complexas. Dentro estão bolas de gude, bolas de futebol, quarks
ou o quê, se dissermos que o espaço está preenchido? Se adicionarmos que as
bolas são coloridas valeria para os três, pois os quarks, pela cromodinâmica
quântica, possuem cores, sabores.
Suponha
que as medidas de capacidade (e não só de inteligência) tenham quatro lados,
como num quadrado. A pessoa estar perto de um deles torna-a capacitada, segundo
aquela medida de proximidade, mas pela oposta está em falta, e assim por
diante, se dissermos que cada lado tem o seu oposto, que é também utilitário.
As
medidas, obviamente, sendo feitas segundo as preferências do dominante racional
ou políticadministrativo num dos modos (Escravismo, Feudalismo, Capitalismo,
Socialismo, Comunismo e Anarquismo) vão retratar quão próxima está a pessoa
(indivíduo, família, grupo ou empresa) de se sentir satisfeita nele e quanto
produz PARA ELE. Se um indivíduo tem alma de capitalista se sentirá ótima nesse
sistema e manifestará tudo. Isso nos faz pensar que os testes de QI mensuram O
QUE É SATISFATÓRIO para a sociedade branca, anglo-saxã, masculina, cristã, século
20, muito avançado, mas que é o mais atrasado de todos os que estarão na frente.
As perguntas que são feitas PUXAM naquela direção e sentido, afastando as
demais manifestações como inconvenientes. Se os TQI tivessem surgido na
Turquia, que é muçulmana e não-européia certamente outras solicitações seriam
feitas, com resultados diversos. Numa comunidade socialista de segunda onda
seria igual que nesta capitalista de terceira onda? Só Deus posto além do poço
infinito na Tela Final, vendo A Verdade, quer dizer, a definição autocompatível
de TODAS AS COISAS e assim podendo julgar sem qualquer preconceito, realmente
poderia medir sem favorecer ou desfavorecer alguém.
O
dominante, ao estabelecer as regras para o dominado, vê seus próprios
interesses, PORQUE OS ENCARNA, isto é, está dentro deles e os expressa EM TUDO.
Assim sendo, ao fazer as perguntas expressa ou manifesta o que é importante,
por exemplo, colocar figuras nos contramoldes em certo tempo mínimo. Isso seria
realmente importante? Se as mulheres os homens são mesmo, como nos diz o Modelo
da Caverna, duas almas diferentes, como podem ser medidos pela mesma métrica?
Se
segue que o dominante faz as perguntas que são fáceis para o grupo de
dominantes. E estes respondem o que já está convencionado como fácil e adequado
a eles. É uma adequação dupla, de quem faz as perguntas e de quem responde. Automaticamente,
ao escolher esta ou aquela pergunta, inclina-se para suas vontades, para o que
acha importante e fundamental, descartando justamente aquelas coisas que estariam
em ângulo com suas predileções. Todo desvio ou angulação seria considerada
“errada”, desde logo. Entrementes, a comunidade chinesa, que professa outros
valores, não foi capaz também de produzir civilização, e alta civilização? Os
caminhos para chegar até a convergência da Tela Final são os de uma pirâmide
que aponta o vértice – são muitos; de qualquer modo pode-se chegar. Um que é seja
altura da pirâmide é o mais curto, mas nem porisso o melhor, assim como uma
estrada reta (como a BR 101 Norte, a partir de Vitória/ES) pode provocar muitos
acidentes, enquanto uma curva (como a BR 262, idem), exigindo muita atenção por
passar pelas montanhas, com às vezes pirambeiras de um e outro lado, quase não
provoca acidentes, porque os motoristas vão mais devagar.
O
QUE ESTÁ SENDO MEDIDO?
Essa
deveria ser a primeira pergunta.
QUEM
MEDE? Com que interesse de classe? Testando o quê da Psicologia (testes de
figuras ou psicanálise; testes de objetivos ou psico-síntese; testes de
produção ou economia; testes de organização ou sociologia; testes de
espaçotempo ou geo-história)? Com que fim? Quem diz que o modo ocidental hoje,
de todo ano fazer tantos produtos, é o melhor? Podemos estar produzindo 100
milhões de televisores por ano e isso estar nos afastando uns dos outros e dos
nossos filhos e filhas e pais e mães, além dos amigos.
Enfim,
TODO TESTE é viciado, desde o começo, pelas preferências variadas por isso e
aquilo. Eles só servem mesmo para sobrepor uns aos outros. São instrumentos de
domínio e segregação políticadministrativa pessoambiental governempresarial.
Embora precisemos deles nas escolas, algum cuidado deveria haver PARA
APROVEITAR TALENTOS DIVERGENTES, não-conformistas com o modo atual de ser da
coletividade, porque nem sempre ele é o melhor, pode estar levando a um beco
sem-saída. Os testes pedagógicos da Vida da Escola, teórica, SEPARAM,
ISOLAM os divergentes, os que poderiam prover críticas salvadoras. ELES
CONFIRMAM UMA ÚNICA LINHA DE DESENVOLVIMENTO. Veja, eles não orientam para os
valores africanos, asiáticos, indígenas – só para os valores europeus. Creio
que deveriam existir QUADRO PEDAGOGIAS, uma pedagogia negra, uma pedagogia
branca, uma pedagogia vermelha e uma pedagogia amarela, com os respectivos
ensinamentos dos continentes e dos fazeres de cada geo-história. Assim nos
escoraríamos em quatro oportunidades de sobrevivência (mais os encontros) e não
numa só.
TODOS
OS TESTES e os prêmios correlatos (Nobel, Oscar, esportivos) são viciados e
segregadores e deveriam ser encerrados, se tivéssemos os instrumentos de
aprendizado mais perfeitos. Não temos, infelizmente, porisso algo deve ser
feito para continuarmos adiante. Só que não precisa ser com a atual brutalidade
castradora.
Vitória,
sábado, 30 de novembro de 2002.
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