sexta-feira, 6 de janeiro de 2017


Secretaria das Sugestões

 

                            Li uma vez que os industriais instalaram, sei lá em que lugar, caixas de sugestões (o que deve ter se propagado por todo o mundo) para os empregados colocarem ali suas idéias de melhorias, com isso conseguindo muitas – certamente sem pagar direitos de patentes – que provavelmente lhes renderam bilhões de dólares em economias.

                            Os governempresas podem seguir essa linha, em especial os governos, instalando secretarias nos municípios/cidades, estados, nações e mundo, carreando milhões e mesmo bilhões de idéias, de preferência identificando os (as) autores (as) para recompensá-los. Eu mesmo levei mais de 150 anteprojetos de lei à Assembléia Legislativa do ES e leguei muitas e muitas idéias a várias pessoas, sempre sem reconhecimento, sem citação do autor, etc., como é usual no Brasil.

                            Na prática o novo governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, o Lula, pode criar uma Secretaria Nacional que coordene as locais, com endereço tanto virtual quanto real, em cada cidade onde esteja o governo federal (e onde não, por meio dos governos estaduais ou municipais/urbanos) instalando urnas ou sites/sítios, de modo que as pessoas possam enviar cartas ou e-mails, ou ir para falar, junto a funcionários para isso designados, preenchendo formulários com endereços dos signatários, de modo que eles (as) possam receber respostas, a todos e a cada um endereçadas.

                            Evidentemente os homens e as mulheres dos governempresas não possuem as respostas todas, sequer uma parte grande, e mais certamente ainda não sabem “onde dói o calo”, como diz o povo, isto é, não sabem dos problemas pelo lado de sua vivência ou confrontamento, ou seja, não os sentem como devem senti-los o povo e as elites.

                            Tal Secretaria pode ser das mais importantes, porque haveria uma realimentação entre elas e os fornecedores, de tal modo que com essa retroalimentação ou feedback os encarregados estariam permanentemente sondando o povelite/nação em sua base mesmo. Com algum cuidado, bastante humildade que impeça a arrogância dos sábios sobre os tolos, agilidade, temperança e capacidade de triagem para evitar repetições, com publicação dos resultados e enquadramento progressivo tal via dupla pode ser um modo prático e teórico de categorizar ou profissionalizar os governempresas, mais do que já são muita coisa, de modo a que tal estrada de mão dupla seja o termômetro das condições operacionais dos G/E.

                            Uma nova forma de governar e empresariar, uma nova psicologia, enfim, um novo jeito de ser.

                            Vitória, sexta-feira, 08 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário