Propósito e Matriz de Condições
Nos
filmes de FC (nos “reais”, sobre o momento atual ou passado seria mais difícil)
muitas vezes não sabemos o propósito de tal ou qual objeto. Para quê serve?
Porque o cenário comportaria uma coisa inservível, que não tivesse propósito
lógico?
Então,
uma prova de maturidade do filme e de todas as pessoas que ele envolve seria
perguntar sempre “para que serve? ” Creio que a durabilidade do filme 2001,
Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, com roteiro de Arthur Clarke,
se deve a que tudo nele é consistente. Foi o filme que mais assisti, dez vezes
pelo menos, nunca me cansando. Não se pode, nem de longe, dizer o mesmo de
outros filmes. Num desses vi uma “bombona”, um tambor de plástico de
transportar óleo para postos de gasolina, colocada no século XXIII, digamos.
Tudo pode acontecer, mas seria plausível que 300 anos de evolução ainda nos
dessem os mesmos objetos?
Enfim,
façamos a pergunta. Com isso evitaremos painéis malucos, roupas feitas com
pneus de caminhão, as vestimentas esquisitas dos romulanos de Jornada nas
Estrelas e tantas aberrações.
Por
outro lado, há isso que chamei de “matriz de condições”.
Quais
são as condições da pontescada tecnocientífica, em particular da científica
(Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5
e Dialógica/p.6)? Nos filmes sobre a realidade presente e passada não
precisamos perguntar nada disso, eles são consideravelmente mais simples PORQUE
quase tudo está definido nos cenários. Nos de FC e Fantasia (em maiúscula
conjunto ou família ou grupo de fantasias), não, definitivamente não, tudo deve
ser ainda estabelecido. Os cenários devem ser construídos ponto-por-ponto,
literalmente – nada pode ficar de fora. Se o cenário é o de um cometa, quais as
condições de existência dele? Qual é a sua essência? De onde vem, para onde
vai? Se a cena se passa numa nave espacial, quais as condições de funcionamento
dela?
Ter
cuidado com isso significa tornar o filme duradouro, capaz de vencer as
décadas, sem precisar de refilmagem 30 anos depois. Quem ousaria refilmar 2001?
A excelência dos filmes é garantida por observações muito atentas na confecção.
E eles durarem é um atestado de quão atenciosos foram seus criadores.
Vitória,
segunda-feira, 16 de dezembro de 2002.
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