domingo, 15 de janeiro de 2017


Propósito e Matriz de Condições

 

                            Nos filmes de FC (nos “reais”, sobre o momento atual ou passado seria mais difícil) muitas vezes não sabemos o propósito de tal ou qual objeto. Para quê serve? Porque o cenário comportaria uma coisa inservível, que não tivesse propósito lógico?

                            Então, uma prova de maturidade do filme e de todas as pessoas que ele envolve seria perguntar sempre “para que serve? ” Creio que a durabilidade do filme 2001, Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick, com roteiro de Arthur Clarke, se deve a que tudo nele é consistente. Foi o filme que mais assisti, dez vezes pelo menos, nunca me cansando. Não se pode, nem de longe, dizer o mesmo de outros filmes. Num desses vi uma “bombona”, um tambor de plástico de transportar óleo para postos de gasolina, colocada no século XXIII, digamos. Tudo pode acontecer, mas seria plausível que 300 anos de evolução ainda nos dessem os mesmos objetos?

                            Enfim, façamos a pergunta. Com isso evitaremos painéis malucos, roupas feitas com pneus de caminhão, as vestimentas esquisitas dos romulanos de Jornada nas Estrelas e tantas aberrações.

                            Por outro lado, há isso que chamei de “matriz de condições”.

                            Quais são as condições da pontescada tecnocientífica, em particular da científica (Física/Química, Biologia/p.2, Psicologia/p.3, Informática/p.4, Cosmologia/p.5 e Dialógica/p.6)? Nos filmes sobre a realidade presente e passada não precisamos perguntar nada disso, eles são consideravelmente mais simples PORQUE quase tudo está definido nos cenários. Nos de FC e Fantasia (em maiúscula conjunto ou família ou grupo de fantasias), não, definitivamente não, tudo deve ser ainda estabelecido. Os cenários devem ser construídos ponto-por-ponto, literalmente – nada pode ficar de fora. Se o cenário é o de um cometa, quais as condições de existência dele? Qual é a sua essência? De onde vem, para onde vai? Se a cena se passa numa nave espacial, quais as condições de funcionamento dela?

                            Ter cuidado com isso significa tornar o filme duradouro, capaz de vencer as décadas, sem precisar de refilmagem 30 anos depois. Quem ousaria refilmar 2001? A excelência dos filmes é garantida por observações muito atentas na confecção. E eles durarem é um atestado de quão atenciosos foram seus criadores.

                           Vitória, segunda-feira, 16 de dezembro de 2002.

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