sexta-feira, 6 de janeiro de 2017


Os Metros da Percepção

 

                            Quantas são as maneiras de perceber?

                            São tantas quanto forem as “forças” ou campartículas ou ondas. Estas seriam, como dizem os cientistas (e modificação minha), quatro: campartículas gravitacionais, campartículas eletromagnéticas, campartículas fracas e campartículas fortes. Depois de ter juntado gravidade e inércia em gravinércia e ter dito que o campartícula eletromagnético é constituído de dois, que Maxwell reuniu antes, teríamos na verdade quatro, assim: elétrico, magnético, fraco e forte, com o centro sendo o par gravinercial.

                            Portanto, temos CINCO MODOS DE MEDIR.

                            1º) através as ondas elétricas;

                            2º) através das ondas magnéticas;

                            3º) através das ondas fracas;

                            4º) através das ondas fortes;

0)      Através das ondas gravinerciais.

A onda eletromagnética, EM, é vista como uma só, e tem um ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO, do qual a chamada JANELA DA VISÃO é pequena e estreita, relativamente. O EEM vai de 107 a 10-14 m e abarca rádio (1), TV (2) microondas (3), radar (4), infravermelho (5), janela de visão (6), ultravioleta (7), raios X (8), raios gama (9), raios cósmicos (10). A janela, na mesma ordem decrescente dos comprimentos de onda, é composta de: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, roxo e violeta, e vai de 7,8 a 4,0 mil angstrons.

Por conseguinte, podemos perceber de todas essas formas. Como fomos dotados de uma janela estreitinha, que são as cores e suas combinações, nossos instrumentos, máquinas, aparelhos, programáquinas vêem por nós. Daí vermos nas cores, em todos os tipos de radiação do espectro eletromagnético, mas não com ondas gravinerciais, nem ondas fracas, nem ondas fortes.

Vemos que temos CINCO SUPERMODOS de perceber (gravinercial, elétrico, magnético, fraco e forte). No SUPERMODO COMPOSTO eletromagnético, variadas subdivisões, com dez modos compostos. Do modo das cores, temos sete submodos. Reduzidos os dois supermodos elétrico e magnético a um só, ficamos com quatro supermodos (juntados o elétrico e o magnético num só, o EM) + nove modos eletromagnéticos (descontado o da luz, contado a seguir) + sete submodos da luz = 17 espécies, até agora, fora que os supermodos ainda podem ser partidos em espectros (espectro gravinercial, espectro fraco e espectro forte).

Observe que onde tínhamos antes de Newton apenas a visão indivisa, temos agora 17. Além disso devemos contar TATO (pressões), OLFATO (moléculas), PALADAR (moléculas) e AUDIÇÃO (pressão de ondas). Contando tato e audição como pressão e paladar e olfato como decomposição molecular, são agora DEZENOVE MODOS materiais externinternos, isto é, com aparatos externos a que correspondem interpretadores internos.

Não é muito mais gostoso assim?

Que mundo tão palatável, não é mesmo?

E pensar que há alguns que dizem que não encontrar alegria na Vida geral. Como a ignorância pode ser um mal tão extremo, é ou não é?

                           Vitória, segunda-feira, 18 de novembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário