terça-feira, 17 de janeiro de 2017


Mestiços Socioeconômicos


 

                            Lendo Indochina como ÍNDIA + CHINA cheguei a esse conceito de mestiçagem S/E. Na realidade, no plano da Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias) tudo é mestiçagem, é mistura, é combinação. Mistura de dois objetivos para criar um terceiro, que será de A, de B ou de AB (A dominante) ou de BA. Misturam-se as figuras das pessoas (indivíduos, famílias, grupos e empresas) por casamento ou amizade, e os ambientes (municípios/cidades, estados, nações e mundo) por conurbação, no caso dos menores e mais próximos, ou absorção ou anexação.

                            A Índia misturou-se com a China na Indochina (Vietnã, Camboja, Mianmá/Birmânia, Camboja, Laos, Butão, Nepal) e produziu belos resultados que eu, por exemplo, aprecio bastante. Juntou-se Espanha com árabes e produziram Portugal; este se reuniu com os indígenas e os negros, mais tarde os orientais e outras nações européias, criando o Brasil.

                            Embora seja extraordinariamente mais difícil produzir resultado com a fusão, que é lenta, por comparação com a transplantação, como a da Grã-Bretanha para os EUA e outros lugares, que produzem resultados quase instantâneos, creio que os resultados são melhores, ao largo do tempo.

                            Agora mesmo várias mestiçagens S/E estão sendo propostas. O NAFTA reúne Canadá, EUA e México, e ele quer reunir-se com a restante América Latina toda, inclusive o Brasil. Aliás, as grandes potências humanas vêm dessas misturas.

                            Então, a questão agoraqui não é senão a do estudo comparado dessas uniões, através da geo-história, para ver que tipo produz cada conseqüência. Que aconteceu DEPOIS, em cada caso? Como eram aqueles países antes da chegada da Índia e da China? Como se adequaram? Como são hoje, por comparação com cada um isolado? Podemos através de planilhas de quesitos estabelecer um quadro com B boxes classificatórios e daí extrair lições generalizantes?

                            Vitória, segunda-feira, 23 de dezembro de 2002.

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